Como das outras vezes, com antecedência montei uma pesquisa de imagens e informações sobre o tema, posicionado no topo do quadro no Miro, com o objetivo de imersão, evitando iniciar com um quadro em branco se é um assunto conhecido e passível de contextualização.
Tenho usado meu canvas de cenários prospectivos, criado inicialmente para debate e brainstorming sobre pós-covid, mas na prática tenho sempre ajustado ele às características essenciais do desafio, dinâmica, tempo e grupo … tem dado certo, gerando muita informação e proposição no tempo a nós delegado.
No dia, entre as 9h e 12H com nove colegas, usando variados recursos de aceleração e facilitação, sempre oportunizando o posicionamento, ideias e propostas individuais e depois consolidando no grupo. Cientes de que teríamos uma manhã e que trabalharíamos para ter alguns planos factíveis:
1. Prévia – Preparação do quadro Miro com informações relevantes e passos propostos e acordados;
2. 09h – Iniciamos com um briefing, objetivos e apresentação de um case de machine learning;
3. 09h45m – Braisntorming em dois tempos, informações e oportunidades (segmentos, empresas, atividades, clientes, prospects e mercado);
4. 10h30m – Processo vigente, seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças;
5. 11h – Cenários futuros, com as diferentes possibilidades de atuação;
6. 11h30m – Planos de ação, com responsável, abordagem proposta e metas.
Encerramos pontualmente as 12h e cada um se comprometeu a alavancar ou apoiar um ou mais planos, a partir de agora (Agosto) e no mês de Setembro. Como sempre, o quadro ficará a disposição, pois, além dos planos, gerou um grande volume de informações, hipóteses e possibilidades a serem futuramente reavaliadas. Tenho editado o quadro final, recortado e compilado um PDF contendo as imagens e relato da dinâmica, isso garante que nada se perde … 🙂
O quadro abaixo é exatamente o que se propõe, mas na prática ele é sempre consequência de um briefing e brainstorming, momentos em que colocamos todos na mesma página e objetivo, para então idear, debater e mapear. Podemos usar para tanto um quadro de brainstorming (criei um com segmento, empresas e soluções), mas também pode ser uma matriz CSD, um Crazy ‘8, um Charetting, 5w2h ou mesmo um Ishikawa: