Alegorias metodológicas didáticas

Em cursos acadêmicos e workshops ministrados In Company, combino teoria e alegorias ilustradas, sempre que possível rodando o jogo City Building Game virtual … tudo pelo Miro. Escolhi o construindo cidades porque ele é fácil de implementar através do uso dos elementos gráficos básicos do Miro, tanto quanto fazia no papel.

O primeiro passo é um bom overview que perpassa por história, fundamentos essenciais, o método Scrum, Kanban, XP, fechando as pontas em diferentes modelos em escala, como Less, Flight Levels e SAFe. O jogo ilustra a apresentação do Scrum, do Kanban e de um modelo em escala de forma muito didática.

Havendo tempo hábil, conforme a carga horária e profundidade pretendidas pelo curso ou workshop, é possível rodar um ou mais das versões do jogo. Dependendo do alinhamento prévio, rodo o Scrum, o Kanban ou o jogo com times em Escala. Igual, a ilustração, com ou sem rodar o jogo é muito didática.

A POC é o primeiro passo quando vou rodar o jogo, pois a galera tem que aprender a construir uma casa usando quadrados, retângulos, círculos, linhas, triângulos e polígonos. Em dois minutos de construção de uma casa e mais 5 minjutos de discussão sobre qual a melhor forma de fazê-lo em time … já estamos prontos.

No jogo em Scrum, identificamos os papéis, um tem que ser o PO, outro o SM e os demais a equipe, podendo designar alguém como SQA conforme o número de integrantes. Rodamos todo o ciclo de projeto, o Release Plan com estimativa e distribuição em sprints, para então rodar de uma a três sprints, conforme o tempo.

Dependendo do tempo, ao jogar o jogo, é possível deixar que todos construam auto-organizadamente ou designar dois elementos exclusivos por pessoa. Nessa, um só pode fazer retângulos e linhas, outro só retângulos e triângulos, outro círculos e texto, assim por diante, tornando o jogo bem mais interessante.

Uma vez esplicado o método Kanban, trabalhamos na construção de nosso product backlog e da primeira release (delivery planning meeting), estabelecendo o início do projeto e iniciando a puxar histórias para o fluxo, se houver tempo, rodamos um pouco sem WIP e depois o definimos, bem como explicitamos algumas regras.

A diferença entre as timeboxes e as cadências ficam muito explícitas de forma muito divertida e estabelece boas questões e debates. Tenho versões mais ou menos elaboradas, mas no geral, com muito pouco é possível atingir uma grande assertividade na passagem dos conceitos e execução.

No modelo em escala eu tenho um com sprints seguindo o Less ou um de fluxo contínuo seguindo o Kanban e simulando os dois primeiros níveis do Flight Level … times e coordenação. Após o primeiro entregável é possível aprimorar nosso sistema Kanban, incluindo alguns detalhes ou não.

Já criei algumas versões diferentes, usando aviões e navios como no Scrumia e uma versão ilustrativa usando diferentes ítens a serem fornecidos para as forças armadas em uma versão digital do meu WWII. O jogo é o mesmo, mas com certeza os ítens sobem ou diminuem o desafio na construção dos ítens.

Já tenho vários posts falando do City Building Games, desde 2012 quando participei de um treinamento da Ten Pines em Buenos Ayres. De lá para cá já fiz em 2D e 3D usando papel, tesoura e cola, desde Março de 2020 passei a desenvolvê-los usando o Miro … não rodei duas vezes igual, ainda estou evoluindo, mas é muito bom.

https://jorgeaudy.com/jogos360/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s