Um jogo sobre Kanban em escala para upload no seu Miro

Compartilho aqui o Banco Intergaláctico Ágil usando Kanbam em escala. São quatro times e um só backlog em fluxo, com um passo para colocação dos pacotes em produção. Mas já sabem né, na prática rodo o City e o Banco em versões Scrum, Kanban ou em escala, é só ajustar.

O mesmo jogo eu uso para time, mas nesta versão são quatro times em escala. Tenho diferentes jogos ágeis, mas tenho especial carinho por esta versão, releitura de um dos meus primeiros jogos ágeis. O Banco Intergaláctico eu já rodei ao todo com mais de duas mil pessoas.

Como todos os meus jogos, tem uma primeira parte de conceituação e “POC”, com o objetivo de instigar o pessoal no método e na ferramenta que será usada – Kanban e Miro neste caso, para compreenderem fluxo e o tipo de construção usando componentes de wireframe e imagens que o jogo possibilita.

A primeira parte é um overview metodológico, que pode ser feito de diferentes formas, com variado material, proporcionado previamente e ocupando mais ou menos tempo. Inclusive, eu também uso o jogo só para ilustrar, movendo as peça, além da opção formando times e jogando no tempo de aula.

Neste caso, no overview eu falo do Kanban, trabalho em escala, Flight Levels e até um pouquinho de Fit for Purpose, apresento algumas telas de exemplo. Mostrando que são bem simples, fáceis de fazer, para mantermos o foco no exercício em equipe e escala, na gestão de fluxo e performance colaborativa.

Em uma galáxia distante, Darth e Yoda se associam e lançam a startup “Agile Banco Intergaláctico”, que precisa de um bom App. Eles criaram uma hackatona com 4 times para a construção de pilotos, avaliar os times, seu processo e qualidade do trabalho.

A segunda parte é o jogo propriamente dito, bastante intuitivo, onde temos o product backlog do banco para seu novo App. Nesta versão são 19 itens, que em um sistema puxado, cada time de forma auto-organizada e auto-orquestrada com os demais times deverão construir e entregar telas e pacotes.

Há cinco pacotes (deliverys) previstos e “semanas” de trabalho de 2,5 minutos cada, mais o tempo necessário para replenishment e orquestração, estabelecendo melhoria contínua intra-time e inter-times. Aproveite ao máximo cada intervalo, provavelmente haverão muitas oportunidades de melhoria …

Sugestão, evite impor a forma de atuar, normalmente após 2 ou 3 iterações estarão com um bom nível de entregas, afinal o jogo é simples e a comunicação se estabelece. Ofereça um tempo para que se organizem, estabeleçam alguns acordos e aproveite ao máximo a reunião entre uma e outra iteração.

Obs: O mesmo jogo eu uso para treinamento SCRUM, seguindo uma abordagem Less/Nexus, onde as histórias são distribuidas a cada início de sprint entre os times, que trabalham para concluí-las dentro da iteração. Mas, quer fluxo contínuo com Kanban ou sprints Scrum, com ou sem escala, é um jogo muito educativo.

Fico a disposição caso não fique claro, mas é suficientemente básico, de forma que possa ser usado com profissionais de diferentes áreas. Assim, garante que todos tenham um mínimo de desenvoltura, uns que outros ainda podem ter dificuldade, mas a maioria pega fácil e tudo isso em menos de 10 minutos.

Para fazer upload do arquivo é só baixar e depois clicar na última opção da lista de projetos do seu Miro … Boa sorte – https://drive.google.com/file/d/1VBdaob7aRnwRB4JBejMKcDbqJq8EB9KL/view?usp=sharing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s