Jogos 360°

Galera, quem tiver interesse, o preço é R$60, já com o custo de correio. Um valor que se justifica em um livro todo colorido, com mais de 70 jogos e mais de 40 ilustrações a partir de originais em aquarela e um encarte A3 também colorido contendo todos os jogos do livro distribuídos em três categorias.

É só me mandar o seu endereço – jorge.kotick.audy@gmail.com

Menção honrosa, que muito me orgulha, o prefácio é de um dos profissionais mais seguidos em matéria de retrospectiva e coaching, Paulo Caroli. Apresentar ele é absolutamente dispensável, presença obrigatória no palco de abertura de todos os Agile Brazil que eu fui, atualmente divulgando a dinâmica Direto ao Ponto para planejamento ágil.

A função do encarte A3 não é decorativo, mas uma peça para organização e controle de quais já foram utilizados ou serão os próximos, com espaços livres previstos para marcações ou observações. As ilustrações foram feitas pela Luisa Audy, estudante de artes e profissional entrante no mercado de desenho e animação, com variados cursos desta natureza, em diferentes técnicas e escolas.

jogos-encarte-360

INTRODUÇÃO – PREFÁCIO | INTRODUÇÃO | APRENDIZADO VICÁRIO E AUTO-EFICÁCIA | PRINCIPIOS CONSTRUTIVISTA | JOGOS COMO FERRAMENTA | RETROSPECTIVA | APRENDIZADO EXPERIENCIAL | REGRAS GERAIS DOS JOGOS

QUEBRA-GELOSA COBRA E O TIGRE | BALÕES AO ALTO | BOLA ALTERNADA | BOLA IMAGINÁRIA | BONECO | BOLA NO BALDE | CAIXA DE PANDORA | CAMPO MINADO | CORRIDA COLABORATIVA | CORRIDA DE CENTOPÉIAS | CYNEFIN | DENTE E MICRÓBIO | ESCALPOS | ESCALPOS E TRIBOS | ESCRAVOS DE JÓ | ESQUIS | ESTOPIM & BOMBA | FIO DE ARIADNE | FIO DENTAL | FORMIGAS E CUPINS | GUERRA DOS BALÕES | INVERTENDO A ORDEM | MUNDO ANIMAL | PASSE 15 | PAIR PLANE | REFUGO RADIOATIVO | RIO DOS CROCODILOS | ROLOS DE SERPENTE | TEIA DE ARANHA | TORRE DE HANOI | TROCALETRA | VÔLEI COLABORATIVO

AQUECIMENTO – APRESENTAÇÃO | CÍRCULO DE CONSELHO | CÍRCULO QUADRADO | COMANDO-CONTROLE | DESENHO COLABORATIVO | DESCUBRA O COLEGA | EMPATIA | ENCHENDO A GARRAFA | ENCICLOPÉDIA | FÁBRICA DE TRIÂNGULOS | FÁBRICA DE MOEDAS | FATO OU FICÇÃO? | FRUTA MADURA | HISTÓRIAS & MAPAS | IMAGEM & AÇÃO | IMPROVISO | KIM | MEGA MASTER | MOCHILÃO | MUDANÇA DE HÁBITO | PIVÔ | PRINCÍPIOS DE 1 A 5 | QUADRANTE MÁGICO | QUEBRA-CABEÇAS | QUEM …? | REPAGINANDO | PAIXÃO & PRESSÃO | SENTIMENTOS | TELEFONE SEM FIO | ANTI-GRAVIDADE | VOCÊ PREFERE … ? | VOLTA AO MUNDO EM 15 MINUTOS? | ZOOM

AGILE GAMES – BALÕES ENTREGUES | BAMBOO CHALLENGE | BONECO ÁGIL | CASTELO DE CARTAS | CATAPULTA | CESTO DE OVOS | CLONES LEGOS | CONSTRUINDO CIDADES | ESPAGUETE BRIDGE | LEILÃO DE VALORES | MARSHMELLOW CHALLENGE ÁGIL | MOVIMENTO & ESTÁTICA | ROBÔS | TORRE DE JORNAL | TRIBUNAL DO JÚRI

PAPEL & LÁPIS (BÔNUS)ARMADILHA | NIM | BATALHA NAVAL | RATINHO | FORCA | STOP | SENHA | JOGOS COLABORATIVOS

Um livro que não é só para a TI, mas para quem precisa ou atua em equipes, na educação, em desenvolvimento de produtos, de TI ou não TI, para diversão ou serviços. Não importa o contexto, cada jogo oferece meios para aproximar, aprender que cada pessoa possui características singulares, debatidas desde a maiêutica socrática, passando por Piaget, fechando com Takeushi & Nonaka.

Muitos jogos aprendi em atividades escoteiras e são valorosos para ensinar à crianças e jovens o valor do coletivo, quanto para adultos. Creio que um mix de oportunidades para professores, instrutores, facilitadores, pessoas com a missão de ensinar sem impôr, permitindo que cada um descubra-se como parte de algo maior, com defeitos a serem trabalhados e habilidades a serem exploradas.

EXTRA:

Métodos ágeis são considerados uma forma de gamefication, utilizando no dia-a-dia técnicas de jogos, aqui compartilho um PDF com um guia do livro SCRUM 360° em tamanho A3 no dropbox, se quiser baixar e imprimir, para ter na forma de um guia rápido a disposição – <baixe aqui>.

guiarápidoSCRUM360

No dia 04/07/15 publiquei os quadrinhos “Agilidade não tem tamanho“:

capa>quadro 1>quadro 2>quadro 3

Uma tentativa anterior de 17/07/2012 no Scrum em quadrinhos :

No livro TOOLBOX 360° sobre metodologias, boas práticas, técnicas, um guia de tudo o que venho usando nessa estrada de conscientização, modelagem, execução e muito gamestorming:
encarte-III