Publish + Present + Demo é o caminho

Ter um blog e participar da organização de eventos, de lightning talks na sua empresa a grandes eventos regionais ou nacionais, proporcionam não só o desenvolvimento de competências, aprendizados, crescimento e networking, também geram livros e outros registros históricos a partir deste substrato.

Trabalho é muito mais que trabalhar e receber salário, é viver, aprender, compartilhar, gerar em torno de si um espiral de crescimento, não para si, mas para todos. Podemos optar pelo individualismo ou pelo coletivismo, podemos usar design Thinking, Agile, Lean StartUp e Gamestorming como ferramenta de trabalho ou para de fato transcender a forma e maximizar o conteúdo.

Acredito que a história do meu livro (SCRUM 360), em sua segunda edição, lançado dia 14/05 pela Casa do Código é muito parecida com a do Fábio de Salles no seu ebbok, lançado pela Amazon em 15/05 – Coletânea Geek BI 2012. Um livro em que ele ou eu não trabalhamos três anos em sua confecção, mas é fruto pela paixão sobre um tema e em compartilhá-lo com amigos e internautas.

geekBI

O Fábio é analista na Superintendência de Suporte à Tecnologia do SERPRO, especialista em BI e DW, que compartilha seu conhecimento através do blog https://geekbi.wordpress.com. Nos encontramos em meio a posts e a um projeto em que circulei por diferentes regionais do SERPRO, onde conheci pessoas incríveis, algumas convergentes e outras até antagônicas em ideias mas não em ideais de centrar no humano, colaboração, auto-organização, como meios para construção de mais valor ao cliente, as empresas, equipes e profissionais.

A cada ano temos mais Fábios na rede, a cada evento conheço mais pessoas inspiradoras, fico constrangido quando ao final ouço de jovens verem em mim o tanto que vejo em tantos outros, mas o fato é que cada um de nós também pode ser exemplo de compartilhamento de conhecimento.

Um dos keynotes do Agile Brazil de 2012 foi o Khawaja Shams da NASA, que em meio a uma palestra falando dos projetos de rovers do planeta Marte e do uso aplicado de SCRUM e Kanban na sua equipe da agência espacial, falou do incentivo que eles tem para publicarem, palestrem e participem de eventos.

Uma afirmação dele é uma defesa de tese e ostensiva divulgação que faço a todos aqueles por quem tenho simpatia ou contato profissional, independente da área de atuação – Não basta estudar ou fazer algo bem feito, é importante “compartilhar” com outras pessoas = [ Publish + Present + Demo ]. É exatamente minha percepção, desde sempre, somos multimídia por natureza, quando preparação uma palestra, apresentação ou treinamento, aprendemos enquanto preparamos e quando apresentamos. Era o que ele estava fazendo!

No curso que estou neste momento, para incubados e integrantes de equipes de diferentes áreas relacionadas a inovação e empreendorismo, neles sempre há pessoas inquietas e apaixonantes. Neste rolou uns papos sobre Dragon Dreaming, Comedy Thinking, Hyper Island, OKR, além de um papo disruptivo sobre empreendedorismo social. Eu ia citar os nomes, mas como não sei se posso, então vou deixar assim geral. Reencontrei o Diego da Ludific, que sempre gera boas provocações, muito bom, curso sem isso é curso desperdiçado!

No contexto de minha segunda viagem a Brasília, o presidente do SERPRO era Marcos Mazoni e ao alinhar expectativas em um dos meus workshops, trouxe Aristóteles, maiêutica socrática e outras ilações com filosofia, seres humanos que somos, uma aula. Naquele mesmo dia conheci e aprendi a respeitar um dos profissionais mais inspiradores que já conheci na vida – Gilberto Paganotto – um homem de ideias, de ideais, inspirador em cada interação que tive o privilégio, em um aspecto amplo, conhecimento, experiência, habilidades e atitude.

Compartilhamento e networking é muito mais que trabalho, é pura energia!

2 comentários sobre “Publish + Present + Demo é o caminho

  1. Fiquei surpreso e muito feliz ao aparecer aqui, neste seu blog, um ponto de referência do Agile no Brasil, e por isso sou suspeito para qualificar o post com nota máxima, mas tenho um propósito: endossar a sua visão, Kotick, sobre a importância de compartilhar. Como disse alguém do mundinho de Software Livre, conhecimento é a única coisa que se multiplica ao se dividir, e eu vivo por essa máxima. E vamos que vamos!! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s