O que é a Matriz Ansoff?

Mais uma técnica ancestral, na sua origem é uma técnica para planejamento estratégico de marketing, mas assim como a SWOT, JOHARI, 5W2H, Elevator Statement, …, os classifico como poderosas dinâmicas para aquecimento (warmup) neural. Estabelecer uma discussão e brainstorming relativo a exploration x exploitation – ANSOFF, H. I. (1957), Strategies for Diversification, Harvard Business Review, Vol. 35 Issue 5, Sep/Oct.

Matriz-ANSOFF

Nos próximos dias estarei facilitando uma discussão pertinente a um novo restaurante que já tem um endereço provável, aplicarei um mix de técnicas e canvas visuais – ANSOFF, SWOT, BMC, Personas ou Value Proposition – tão importantes para aquecimento quanto a modelagem visual dos tópicos de um plano de negócio, visualmente em folhas A3 e postits – implantação, produto e serviço, equipe, público, concorrência, fornecedores, financeiro, marketing.

Ao discutir modelos de negócios mais tradicionais, conhecidos, esta discussão é essencial para o mapeamento de oportunidades e enquadramento de pretenções. Uma matriz que materializa a relação entre a exploração de algo conhecido ou inovador, quer a inovação seja relacionada a produto/serviço ou mercado.

Dúvidas diversas precisam ser respondidas durante a dinâmica, gerando aos poucos informações pretensamente conhecidas e uma lista de tarefas (to do list) e responsabilidades – matriz de custos diretos e indiretos, investimento inicial físico e marketing, penetração e desenvolvimento de mercado, MVP e estratégia de crescimento, desenvolvimento de novos produtos e diversificação, fidelidade, …

Como sempre, quer em startups ou negócios tradicionais, não escaparemos de discutir relacionamento interpessoal e sociedade, planos pessoais e sonhos, tempos x investimentos, responsabilidades, SWOT ou JOHARI dos sócios. Explicitar missão, valores, objetivos … montar um elevator statement a partir da opinião individual de cada sócio e fundi-los em uma visão de consenso.

Tudo com os sócios e convidados especiais, parceiros de viagem em frente a uma parede, folhas A3, postits e canetões … ao invés de texto em MS-Word e planilhas em MS-excel, colaboração e transparência na construção de mapas conceituais, marcando desde o início com cores distintas cada postit baseado na MATRIZ CSD – certezas, suposições e dúvidas a serem dirimidas.

Eu considero um grande risco pular discutir questões clássicas quando o negócio é clássico, se é um restaurante, então é possível fazer um levantamento fotográfico especial das redondezas, usar o street view do Google, almoçar a cada dia da semana em um dos restaurantes no entorno, verificar valores e qualidade, diferencial no atendimento e distâncias.

Não somos a Alice, que perdida encontra o gato sobre uma árvore e quer saber qual o melhor caminho, mas no caso, para quem não sabe como e para aonde vai, qualquer caminho serve, qualquer resultado é justo.

Para negócios clássicos é possível fazer uma pesquisa de opinião com o povo das redondezas, trabalhadores dos prédios comerciais, lojas, moradores, analisar o uso de artifícios como panfletagem, campanhas fantasmas, programas de fidelização. Também é essencial montar planilhas de custos diretos e indiretos, analisar fluxo de caixa, liquidez, projetar ROI, breakeven, estabelecer metas e métricas de acompanhamento, planos de risco e de sucesso.

As vezes posso ajudar, as vezes não, curto startups de matriz tecnológica, inovação, mas para cada nova startup há dezenas de microempresas tateando, muitas vezes negando boas práticas em planejamento, desconhecendo conceitos de mapping e MVP, de validation canvas e value proposition … não dá para usar tudo, então conforme o perfil do negócio e das pessoas uso alguns warmups, aquecemos as ninapses e partimos para diferentes formas de CSD, mapeando o que já se sabe, o que precisamos ainda saber e o que só saberemos em voo, quando teremos que sair pela porta e ajustar a turbina a mil metros de altitude.

Se é fácil? Não, mas quem nasceu para aventura não se aquieta em frente a TV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s