Relato do 1° workshop ToolBox 360º

Registro da primeira edição do workshop ToolBox 360°, um Sábado inteiro de compartilhamento em que o objetivo era demonstrar os diferentes usos e oportunidades dos 70 tópicos descritos no meu terceiro livro. O treinamento teve um custo de R$100, recebendo uma unidade do livro com seu encarte sintético e mais de oito horas de práxis e exercícios.

Só tenho a agradecer o apoio da DBServer ao acreditar no valor que meus livros poderiam agregar a nosso ecossistema. Foram iniciativas independentes que contaram com diferentes formatos de patrocínio ou aquisição de até 25% da primeira edição com o objetivo de viabilizar os projetos – SCRUM 360°, JOGOS 360° e TOOLBOX 360°.

A primeira edição do workshop TOOLBOX 360° só se viabilizou pela logística proporcionada mais uma vez pela DBServer. Se o livro é um guia de 70 boas práticas em projetos, operações e escritório, o treinamento busca explicar como juntar as peças, alguns roteiros conforme contexto, riscos e oportunidades.

mural-fotos-toolbox-1
Fotos: Claudio Dias Junior

A programação foi seguindo a ordem proposta pelo livro, iniciando pelas premissas e modelo mental, seguindo com uma primeira layer de cada uma das metodologias-base que usamos (SCRUM, Kanban, Lean, Design Thinking e Lean Startup) para falar de princípios, colaboração, empatia e outras paradas.

Nessa viagem, falamos um pouco de cada estação, técnicas e artefatos para ideação, visão, estratégia, modelagem, planejamento, discovery e delivery, fechando com um tanto de gestão do conhecimento, desde retrospectivas a comunidades de prática, com o bom e velho Modelo Seci dos meus gurus máximos – Takeushi & Nonaka.

Os participantes foram: Adriana Germani, André Luis da Silveira, André Santos, Augusto, Carlos Giovani Rodrigues, Cássio Antoniazzi, Catarina Nogueira, Catarina Nogueira, Claudio da Silva Dias Junior, Cristiane Nogueira dos Reis, Denise da Silva Dariva, Eduardo Oliveira, Francielle Vareira, Gabriela Antunes, Gustavo Nogueira dos Reis, Henrique Zmuda da Silva, Joao Vicente, Luiz Carlos Santos Jr, Manoela, Marcelo Meruvia, Michel Gomes da Silva, Rafael Szarblewski, Renato Severo, Rodrigo Boehl e Thiago pinheiro.

Além destes, tive o prazer da presença dos colegas Cássio Trindade da PUCRS, Denize Vásques e Jonatan Baptista da DBServer, sempre parceiros de viagem.

A foto abaixo não contou com todos porque foi tirada apenas após o término, mas me dei conta apenas após alguns já terem ido embora … mas nas muitas fotos padrão profissionais tiradas pelo Claudio Dias Junior, acho que todos aparecem.

unnamed

Menção honrosa para o Business Model You do Batman, só podia ter DBServantes no meio dessa equipe  🙂  rsrsrsrsrsrsrsrs

BMY do batman

O maior insight que tive foi a oportunidade de em futuras edições fazer turmas segmentadas, com pessoas com interesse de igual interesse. Essencialmente interessados em projetos e operações relativo a desenvolvimento de software e outros como startups e iniciativas não TI, pois assim aprofundaria alguns temas.

4 comentários sobre “Relato do 1° workshop ToolBox 360º

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s