No site da Berkeley, em uma página que apresenta o conceito e aplicação de Data Science, apresenta um estudo da IBM onde 90% dos dados existentes hoje foram gerados nos últimos dois anos. A origem são computadores, tablets, smart phones, sensores, instrumentos, dispositivos variados e equipamentos inteligentes.
Conforme o site da mindsource.pt , o crescimento exponencial de dados gera o desafio de processar e analisar volumes descomunais no intuito de transformá-los em informação e conhecimento. Na prática, há escassez de talento analítico e gerencial necessários para aproveitar ao máximo o Big Data, na habilidade em fazer as perguntas certas e processar os resultados da análise de forma eficaz.
Este é o substrato para o campo da ciência e do papel do cientista de dados, resultante da intersecção dos campos da ciência social e estatísticas, ciência da computação e design. Antigas e novas tecnologias como Big Data, DW, BI, Data Science, Machine Learning, IA, se propõe a organizar e analisar a essa volume descomunal e crescente de dados em informação, conhecimento e soluções, gerando valor aos interessados.
No dia 25/07 tem uma palestra sobre Data Science puxado pelo Felipe Cabral lá no Nós Coworking, um cara pilhado e um local que dispensam apresentações – http://www.eventick.com.br/data-science
A organização é da Data Science Brigade, uma publicação em português onde os palestrantes estão envolvidos, tratando sobre coisas que envolvem big e small data, usados para resolver problemas que importam – https://datasciencebr.com/
Interessado em saber mais sobre Data Science em cursos digitais, talvez para chegar na palestra do Cabral com aquelas dúvidas em que precisamos de um papo cara-a-cara para resolver? Fica ligado nos cursos digitais da coursera e udacity:
- https://pt.coursera.org/specializations/jhu-data-science
- https://br.udacity.com/course/intro-to-data-science–ud359/
Com certeza, já citei a fonte no segundo parágrafo, era um post apenas para divulgar um evento sobre um assunto que não é minha praia e acabei citando apenas o site da faculdade e não esta frase. Valeu!
CurtirCurtir