Versão Agile da dinâmica Spaghetti Bridge

Existe uma competição inspiradora entre engenheiros civis, com o desafio de construir uma ponte apenas usando spaghetti, cola quente e tesoura para cobrir um vão de 30 centímetros. Assim como adaptei com sucesso a super-dinâmica Marshmellow Challenge para ser um Agile Game, a Bridge também pode ser planejada e executada de forma a conhecer e vivenciar o método SCRUM.

É um projeto a ser planejado em 3 jornadas de 8 minutos. Cada equipe recebe um pacote de espaguete, tesoura e pistola de cola quente (ou um rolo de fita adesiva), além de folhas A4. Não é possível usar qualquer outro material e não é permitido planejar uma ponte colada em algum lugar (como a mesa), ela deve ser auto-portante, deve estar solta.

auis-spaghetti-bridge-competition

É importante contextualizar a galera apresentando esquemas de vários modelos de pontes, facilmente encontrados na web ao procurar por “spaghetti bridge”. A competição original é para engenheiros civis, então não é muito previsível que desenvolvedores e outros profissionais tenham este conhecimento básico em mente ao iniciar este jogo sem prévia preparação.

536dbe2056e18b836874167cca8f6484

Como sempre, apresente-se como sendo o cliente, caracterize-se se quiser, quanto ao tamanho do vão, diga desde o início de quanto é (30 centímetros), informando que está construindo uma cidade em escala feita de espaghetti, que terá animatronics de pessoas, veículos e movimentos para simulações. Há uma restrição de tempo, de número de sprints, que exigirá a construção de um MVP.

Assim como no Bamboo Challenge, Banco Intergaláctico e Scrum Pokedex 360º, faça um treinamento no uso e manipulação do material. Neste caso, o objetivo é aprender a cortar espaghetti e usar a pistola de cola quente. Feito isso, cada equipe deve cumprir as etapas de pré-game (10 min), encerrando com um Release Planning para três sprints de 8 minutos cada.

É um exercício SCRUM, por isso, sigamos a risca o conceito de aprendizado vivencial, exercitando cada timeboxe, papéis, regras e artefatos. Evite se antecipar e resolver qualquer problema sem que eles perguntem ou se interessem em perguntar, ao final aproxime duas mesas a 30 centímetros e peça que tragam e posicionem suas pontes para o teste de carga.

pontes-exemplos-praticos

O teste de carga é um carrinho que passará rodando puxado por um barbante, mas desde o início há uma lista de aprendizados, como empatia, entender o problema e não apenas fazer o que o cliente quer. Técnicas de planejamento e execução iterativo-incremental-articulada, se comunicando e validando a cada passo, a importância de uma daily, seus planos de ação e tomadas de decisão.

PRINCÍPIOS: Um jogo que se utiliza de todos os momentos do ciclo de vida e características do método SCRUM. O original não é assim, mas fica muito mais interessante com release plan, planning, execução, review e retrospectivas com muita comunicação e execução incremental.

DICA: Dependendo do perfil da equipe e do tempo que terá para o jogo, compre espaguete um pouco mais grosso para evitar o risco de que sendo muito fininho quebre e estrague a brincadeira. Divirta-se, mas não perca cada oportunidade de aprendizado, serão muitas, todas alinhadas aos princípios ágeis.

Um comentário sobre “Versão Agile da dinâmica Spaghetti Bridge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s