Jogo do Fio de Ariadne Ágil

Na mitologia grega, Teseu era Ateniense, cidade-estado que precisaria pagar tributo à Creta, sacrificando 14 cidadãos ao Minotauro. Teseu se candidatou a ser um destes tributos e Ariadne, filha do rei Minos de Creta, deu-lhe um novelo para que pudesse marcar o caminho desde a entrada e após lutar com a fera pudesse sair do labirinto.

Um jogo muito tradicional no escotismo, um time passará de olhos vendados por um percurso demarcado por corda, com objetos espalhados no seu trajeto. Após todo o time passar pelo percurso, deverá bater suas lembranças e tentar montar uma lista exata de quais eram os objetos e em que ordem estavam.

  • Fixe uma corda de 10 metros com 24 objetos presos;
  • Deve haver corda livre entre um objeto e outro;
  • Amarre a corda em um percurso entre árvores;
  • Não permita que as equipes possam ver os objetos;
  • Vendar os olhos dos participantes e pedir que sigam a corda, um por vez;
  • A cada objeto encontrado, devem memorizar o que é;
  • No fim do percurso, devem listar os objetos na ordem.

Este jogo cai que é uma luva para um exercício Agile comparando waterfall e iterativo/colaborativo, é só separar o grupo em três equipes, cada uma com um minuto para passar, sem parar no trajeto, mas com regras adicionais conforme rodada:

1ª rodada – waterfall – Todos passam, um por vez, sem falar e cada um ao final faz a sua lista e entrega;

2ª rodada – waterfall colaborativo – Todos passam, um por vez, sem falar e todos juntos ao final debatem e fazem a sua lista e entregam;

3ª rodada – Agile – Todos passam, um por vez, mas podem ir podendo falar durante o trajeto e ao final, fazendo uma lista e entregando;

PRINCÍPIOS: Força do coletivo, sozinho com certeza ninguém acerta tanto quanto um time que passou pela mesma experiência tentando elucidar a lista, ainda mais se puderem interagir desde o início sobre suas percepções e confirmações.

DICA: Com criatividade pode ser jogado em qualquer ambiente, mas é um jogo preferencialmente para ser jogado ao ar livre, usando árvores como amarração, tomando o cuidado de deixar claro este ponto e que, fora as árvores, não podem haver obstáculos que possam gerar acidentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s