Modelos ancestrais de melhoria contínua valem para todos

Nos últimos anos, profissionais, times e empresas repensaram sua forma de trabalhar, adotando métodos ágeis e técnicas colaborativas. Por outro lado, quanto mais se ampliam as opções, mais os alicerces são os mesmos, como o ciclo PDCA de Deming e a filosofia Kaizen.

PDCA e Kaizen é uma volta as origens, pequenas iterações evolutivas – planejando (Plan), executando (Do), acompanhando (Check) e aprendendo (Act ou mais recentemente Learn, PDCL). Se pensarmos em métodos ágeis, frequentemente estão baseados neste conceito básico.

PDCA sempre será atual

O Ciclo de Deming, ícone de uma filosofia aplicada a empresas e times poderia ter o bordão “Aprender fazendo!”. Para cada estágio do ciclo tenho uma dezena de posts sobre técnicas destinadas a planejamento, auto-organização, métricas e melhoria contínua.

Kaizen é uma filosofia essencial

Baby steps em ciclos curtos de feedback, destacando o protagonismo dos envolvidos. A imagem diz tudo, além do princípio de que cada um pode e deve contribuir, com um pouco de sinergia, auto-organização, criatividade e bom senso é possível evoluir gradualmente.

O ciclo de Deming e os princípios Lean representados pela filosofia Kaizen nos remetem à década de 50 e que muito dos métodos, frameworks e modelos ágeis ganham sinergia com o Lean Startup, com a geração de pequenos ciclos, entrega antecipada de valor e melhoria.