Mini-treinamentos Miro na forma de quebra-gelos

O desconhecimento sobre o uso de ferramentas como Miro ou Mural pode ser quebrada de forma muito simples no início de uma reunião remota em que usaremos uma ferramenta deste tipo. Eu resolvi isso fazendo um jogo de apresentação em que é preciso criar, mover e ligar postits. Ao organizar o quadro no Miro, o primeiro a esquerda no topo é o de apresentação, um frame onde eu demonstro o exercício criando um postit, trocando a cor dele, escrevendo meu nome e como quero me apresentar, também inserindo um ou mais ícones pelo IconFinder.

Uma atividade tão simples quanto útil, necessária, que normalmente demora entre 10 a 15 minutos, alguns tem dificuldade para entrar no Miro, ativar seu email, se amansar com o uso do menu lateral e sua extensão, também na inclusão de postits, incluir texto e o ícone. Após concluirem, ofereça de 20 a 30 segundos para cada um se apresentar, comece por você e chame o próximo, enquanto liga o seu postit a ele. Após ele se apresentar, ele escolhe o seguinte e liga o seu postit a ele … até todos terem se apresentado e todos estarem interligados.

O resultado é colorido e divertido, a galera sempre escolhe ícones bem legais, as vezes profissão, as vezes hobby, família, etc … o Miro na função IconFinder do menu disponibiliza milhares de ícones, qualquer palavra (inglesa) retorna dezenas ou centenas de ícones. Ao final, ninguém tem PHD em Miro, mas todos estão mais familiarizados e provavelmente as dinâmicas em grupo ou gerais fluirão mais fácil desde o início.

Outro quebra-gelo de apresentação utilitário como treino no uso do Miro é o jogo demográfico, onde seleciono alguns tópicos como empresa, papel, atuação, nome e três ou quatro principais expectativas. Cada um cria ou reaproveita os postits se já houver e liga suas opções. Esta dinâmica gera muita interação, onde a galera acaba splitando e fundindo postits, interligando-os e os remanejando para facilitar a leitura. A dinâmica demográfica é bem divertida e os quesitos podem ser bem criativos, como hobby, estilo musical, bairro, como vem ao trabalho.

Mais uma opção é um brainstorming sobre expectativas, dúvidas, onde o pessoal vai colando postits em um frame e tem a responsabilidade de gerar os clusters, agrupar os postits iguais, interligar os complementares, usando três cores – perguntas, respostas e ideias. Uma dinâmica divertida e utilitarista, um bom treino no uso dos recursos do Miro e o resultado é muito relevante para um início de dinâmica. Explique como rola o cut & paste de imagens e sugira que o façam também se quiserem compartilhar algo ainda mais visual, o resultado é muita interação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s