Em meio a um debate sobre qual técnica poderíamos usar para discutirmos tendências para 2021. Na hora me venho a mente o meu “Start Canvas” e um de “Cenários“, posto que os dois foram criados para se prestarem a resolução de problemas, tanto quanto oportunidades, ideias ou tendências.
Mas como sempre teremos opções em nossa Toolbox, deu uma navegada e encontrei um canvas derivado do BMC pelo Paul Marsden, batizado de “Consumer Trend Canvas”. A técnica se propõe a refletir os desdobramentos de uma tendência em algo prático em nosso negócio ou trabalho.
Capacidade absortiva é “o conjunto de procedimentos e rotinas pelas quais as empresas adquirem, assimilam, transformam e exploram conhecimento para produzir uma capacidade organizacional dinâmica” (Zahra e George, 2002, p.186).
Capacidade dinâmica é “a integração da visão de recursos e competências na compreensão não só da criação como também da sustentação da vantagem competitiva das empresas (Lin & Wu, 2014; Makadok, 2001; Wu, 2010).
Segundo o autor: “O Trend Canvas nos conduz a um processo de transformação de uma tendência identificada em uma oportunidade de inovação, ajudando a identificar necessidades subjacentes, motivadores de mudança, quem é impactado e como as expectativas estão mudando”.
Baixe o manual explicativo com o canvas em branco, inclui um passo a passo ilustrativo com uma oportunidades de inovação em crowdfunding – https://trendwatching.com/trends/pdf/2013-10%20CONSUMER%20TREND%20CANVAS.pdf

- Necessidades básicas – O que em essência são as necessidade elementares do consumidor;
- Porque está mudando (Drivers of Change) – Qual o gatilho e qual a recompensa da mudança;
- Expectativas emergentes – Quais novas expectativas relacionadas surgiram no consumidor;
- Inspiração – Olhe ao redor e veja como esta tendência vem sendo aplicada;
- Potencial – Como esta tendência pode ser aproveitada – visão, negócio, experiência e comunicação;
- Quem são os consumidores – Tente entender as personas, early adopters, extremos, …;
- Sua inovação – A partir desta informações e ideações, qual seria a aplicação desta tendência?
O campo da Gestão do Conhecimento tem muito a nos oferecer, teorias e modelo como Ba Concept, Organizações que aprendem, Exploitation x Exploration, Capacidade absortiva, … A ilação entre capacidade absortiva e dinâmicas, ambidestria organizacional, empresas e profissionais precisam sempre buscar o equilíbrio entre aquilo que dominam e a busca do novo que precisa ser dominado.

HOJE É 21/01/2021, UM ANO DE PANDEMIA covid-19
NÃO É SÓ A VACINA! Precisamos traçar tendências e cenários, para decidir em quais vamos investir. Teremos grandes desafios em 2021, individualmente, não importa se não perdeu o emprego, milhões perderam. Se sua empresa não fechou, milhares fecharam.
A inflação já está aí, o governo está perdido e tem mais 2 anos. O cenário mundial é sério, o nacional mais ainda, é preciso nos anteciparmos, consolidar, plano de riscos, inovar, novas parcerias, fazer diferente. Urge que façamos um exercício de futurologia.
Ajude seus familiares e amigos a também se planejarem. Quanto mais robusto estiver seu entorno, mais seguro o ano e a retomada. Assim geramos uma onda de conscientização e preparação para o que ainda está por vir. Sem alguma pró-atividade, os riscos são muito maiores.
A tempo, os dois canvas citados no primeiro parágrafo deste post são estes abaixo, criados para serem versáteis, adaptativos a cada contexto. Eu uso técnicas variadas complementares ao redor sempre que necessário, como estrutura e portfólios antes, priorização e Odyssey depois, com bons resultados:
