BurnDown é “sine qua non”

Postei um artigo completo sobre o BurnDown no Baguete (clique aqui), mas com os amigos vou reiterar a opinião de que não só o quadro e o burndown são “sine qua non”, mas também um artefato que facilite a cada um controlar o que já apropriou ou não, quanto apropriou no dia … ver-se como realmente fomos.

Para quem assistiu minhas palestras sobre a DAILY TRACKER, peço que leia com carinho, este material teve uma boa aceitação tanto na minha LT no Agile Brazil 2012 em São Paulo quanto no GUMA Agile Day aqui na UniRitter.

Desde a adoção até quando necessário, que a meu ver será para sempre, este novo instrumento proporciona que a galera vá registrando para SEU controle, quantas horas produtivas suas estão sendo apropriadas em diferentes postit’s a cada dia, esta informação lhe permitirá enriquecer as retrospectivas e a busca de uma taxa média de horas úteis produtivas por dia o mais realista possível.

O conceito da DAILY TRACKING é termos uma matriz com integrantes x datas da Sprint, que ficaria ao lado do quadro de tarefas e burndown, assim, cada um registraria ali o ID de cada tarefa e o tempo apropriado no postit naquele dia, assim, cada um pode facilmente perceber quantas horas apropriou e em quantas tarefas, permitindo perceber dispersão, alocação em pequenos extras não registrados, esquecimentos, etc. O objetivo é garantir que todos apropriem tudo no que trabalharam, buscando manter o foco e evitar desperdícios.

Para cada dia, a célula criada no cruzamento da linha (integrante) e coluna (data), eu criei um espaço para ID’s e tempos do sprint e um ADM, que é usado para tudo aquilo que não diz respeito ao Sprint, esclarecendo pequenos eventos que se dispersam em meio ao dia-a-dia e que podem passar desapercebidos:

IMG-20121213-00892

Não deixe de ler o artigo sobre o BurnDown no baguete, comenta lá se quiser!

quadro e burndown

Um comentário sobre “BurnDown é “sine qua non”

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s