10 dicas para dar certo como palestrante

Quase tudo na vida é como andar de bicicleta, a teoria é fundamental, alguém lhe dar dicas é muito importante, algumas técnicas ajudam muito a aprimorar seus conhecimentos e habilidades, mas voce só vai aprender de verdade se subir em uma e começar a pedalar, sabendo que é muito bom, mas que vai acabar caindo.

Palestrar, ensinar, compartilhar conhecimento não foge a esta regra universal, esta semana tive o privilégio de fazer um treinamento sobre técnicas de apresentação com a fonoaudióloga e consultora em Comunicação Oral Empresarial Bianca Aydos da http://www.falandobem.com.br.

Me fez lembrar do post que fiz em Setembro de 2012 sobre Guy Kawasaki, renomado especialistas em Tecnologia e Marketing, autor do Best Seller “The Art of the Start” e outros sucesso, foi ele quem inventou uma regra para Pitchs que tento seguir até onde é possível, a 10-20-30 = Não judie da platéia, o recado pode ser dado com apenas 10 telas, em 20 minutos, com fonte 30.

microfone

A partir do curso da Bianca, de vídeos e posts sobre técnicas, mas especialmente com alguma experiência adquirida em dezenas de cursos, palestras e workshops que realizei, vou elencar algumas regrinhas básicas que resumem muito dos insights e confirmações desta semana, muito focado em Práxis:

1º. Acredite, voce é capaz …
Preparar-se para uma palestra é a melhor forma de fixar e aprofundar conhecimentos, além de lhe permitir compartilhar, lhe proporciona visibilidade, fato que potencializa seu networking, além de ser um ato muito prazeroso, sem contra-indicações. Voce sempre vai ficar nervoso, mas passa assim que começa.

2º. Uma pesquisa prévia amplia resultados e elimina riscos
Eu sempre procuro antecipar informações sobre o quórum máximo e esperado, perfil da platéia, local, instalações, faixa etária, equipamento, conexão com a internet, expectativa … ao receber um convite, aceite, mas descubra tudo o que puder sobre a oportunidade, outros palestrantes, grade, participantes, etc.

3º. NÃO desperdice a pesquisa, voce fez para usar
Não seja preguiçoso, nunca use a mesma apresentação, ajuste, adapte, uma palestra feita em uma semana acadêmica na UniRitter outra na FACIN da PUCRS, sobre o mesmo tema não é “a mesma coisa”, aplique os insights que teve na primeira, aproveite o local, contextualize, parecida mas exclusiva para eles.

4º. Morte ao PPT, estamos em 2013, mude para Prezi  🙂
Use uma ferramenta na nuvem, freemium, que lhe oportuniza palestras remotas, edição colaborativa, conceito “vôo pássaro” para transições de imagens, áudios e vídeos como se eles estivessem espalhados em uma gigantesca folha em branco e tivessem lupas para entrar dentro das imagens e textos (exemplo).

5º. Material diferente para 15, 30, 50 ou 90 minutos
Não use o mesmo material para diferentes tempos, não deixe nas telas mais do que o estritamente necessário, a apresentação é para ser uma referência visual, se tiver muita cois as pessoas não estarão prestando atenção em voce, estarão se frustrando tentando ler o amontoado de dados e detalhes que voce colocou lá.

6º.Use as três memória
Tem pessoas que percebem, entendem e memorizam melhor a partir da comunicação visual, através de imagens, vídeos, cenas, há outras que se utilizam melhor da audição, através uma voz confiante, interessante, instigante, e há os que apreendem melhor pela ação, através de dinâmicas, games, mãos na massa.

7º. Chegue cedo, prepare tudo e relaxe
Nunca deixe nas mãos de Murphy, evite chegar “na hora”, chegue cedo, instale, confira se esta tudo Ok, tenha mais de uma cópia a mão, nem sempre há internet disponível, respeite seu compromisso, mesmo que sejam gratuitos, a partir do momento que voce aceitou o convite ou organizou, cuidado, vai para sua ficha.

8º. Vícios de linguagem e outros mais
Conheça seus vícios de linguagem e treine, ganhe consciência deles e faça um esforço para controlá-los e perdê-los, a melhor ferramenta para isto é filmar suas palestras e treinamentos, para depois assistí-los … voce vai  se surpreender: né, é, uhhhh, olhares, movimentos, … para corrigir, precisamos saber que existe.

9º. Seu corpo fala!
Não importa se vai palestrar, reunir, almoçar, … seu corpo fala mais que sua boca, evite ou reduza pôr as mãos no bolso, sentar, balançar, mãos na cintura ou para trás, mexer na gravata, cabelo ou aliança, coçar algo, ficar balançando a mão e o que mais tiver nela, como o laser point, caneta ou controle remoto.

10º. Eles foram lá para aprender algo, não frustre as expectativas
Evite ficar 10 minutos falando de seu currículo, afinal não é uma entrevista de emprego, a galera foi lá para aprender algo sobre o tema divulgado, seja divertido, mas não faça um espetáculo, alguns se perdem em meio a piadas e causos pessoais, seja interessante e instigante no tema, não saia demais dele.

11º. As vezes alguma coisa dá errado, siga em frente
Seja sincero, mas acima de tudo seja construtivo, evite se perder em explicações ou desculpas, se algo der errado, siga em frente, o importante é ter contingências e estar preparado para o improviso … O show tem que continuar, nada que um simples flow chart, papel e canetão não permita concluir com elegância.

12º. Seja feliz!
Falar em público é um grande barato, relaxe, faça o seu melhor, mas não transforme isto em algo estressante, indo além, recomendo falare sobre coisas que voce acredita, pois passar crenças e princípios é muito melhor que só passar conteúdo, pois as pessoas percebem se voce esta no piloto automático.

Tem muito mais, mas é como andar de bicicleta, quanto mais andamos melhor andamos, mais confiança sentimos e maior prazer desfrutamos em fazê-lo, e este é um prazer que somente quem faz sabe o quanto agrega a nós, como pessoas e profissionais.

Boa Sorte!

6 comentários sobre “10 dicas para dar certo como palestrante

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: TECNOTALKS completa dia 18/07 dois anos – Vem comemorar com a gente! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s