Vale a pena conhecer o conceito de Agile Cargo Cult

O colega DBServante Luciano Sclovsky estava animado em um fórum sobre o porque muitas iniciativas de adoção dos métodos ágeis dão errado, um papo legal, cheio de cases e percepções que valem a pena refletir. Em especial, me fez lembrar o modelo de fluência do James Shore ou da Lei de Dude do David Hussman, onde [Value = Why / How].

A partir disso me propus a fazer um post resumindo o conceito da “Agile Cargo Cult” partindo de um post do … James Shore, porque afinal somos a média das pessoas que admiramos, seguimos e nos especlhamos. O link está no final deste post, pode até não ser novidade para quem trabalha cultura, mas eu valorizo boas alegorias \o/

O chapéu de mestre-cuca não te faz um gourmet, assim como o cargo de gerente não te faz um líder, retórica jamais transformou alguém, até mesmo porque retórica sem mindset é como mentira, ambas tem pernas curtas. Não basta ter postits colados na parede e área de descompressão, se o modelo mental ainda é comando-controle e inspirado nos preceitos de Taylor. Assim como precisamos de profissionais pró-ativos e engajados, Agile não é escudo nem trincheira.

Quem me acompanha vai relembrar dos posts sobre a Teoria Institucional, sobre mimetismo, sobre legitimidade e a necessidade de atuar como seus pares na sua área de atuação, mas acima de tudo, tem dois quadrinhos do Dilbert que me vieram a mente na hora, recomendo muito que todos leiam o post do James Shore, vale muito a pena, é um gênio! O link está logo abaixo das tirinhas:

dilbert-standup-meetings
dilbert2666700071126

http://www.jamesshore.com/Blog/Cargo-Cult-Agile.html

5_Cargo-Cult-600x268

Melhor ainda a arte do site russo http://ostrovok.ru/ tratando deste tema, o tradutor da barra do Chrome funcionou muito bem, mas o que me atraiu foram as imagens e o cartaz, são sensacionais  \o/

1_Cargo-Cult

2 comentários sobre “Vale a pena conhecer o conceito de Agile Cargo Cult

  1. Pingback: Mais uma carta aberta sobre Design Thinking | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Estava devendo um post sobre a Dude’s Law | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s