GUMA + TecnoTalks = Nitroglicerina

Hoje a noite rolou o II GUMA Agile Games, uma edição em parceria com o TecnoTalks no TecnoPUC. Eramos ao todo 48 participantes e 10 pessoa na organização e facilitação de 6 jogos relativos a trabalho em equipe. Algumas equipes vieram montadas entre colegas, como a DBServer e RBS.

Mais de 50% eram profissionais do TecnoPUC, mas tínhamos uma galera da grande POA e até um colega da análise de sistemas que está radicado no nordeste, o Flávio Sákis. Um mix enorme de gente conhecida e querida, da DBServer, RBS, eCore, ADP Labs, SuperPlayer, TW, incubados RAIAR, …

20150225_221651

Cada jogo oferecia até 20 pontos à equipe que melhor desempenha-se e proporcionalmente com uma regra de três as demais ficavam entre 20 e zero. Desta forma, cada jogo pode trabalhar a sua pontuação e ao final converter.

Logo após a abertura, foram três horas em que cada equipe decidiu qual a ordem dos jogos acreditava ser a melhor para poder jogar o maior número deles e melhor pontuar. Alguns jogaram dois, outros três ou até quatro. O ranking foi:

20150225_223543

Um evento diferente, lúdico, com a adrenalina da competição, incentivando o mindset ágil. A premiação foi sensacional, teve duas vagas nos cursos workout da IonaTec, 10 agendas e 10 pendrives da grife PUCRS e carregador de celular, camisetas e caneca da MobilTec. Premiação de luxo! \o/

Rafael Chanin do Nós Coworking – Princípios Ágeis: Um jogo democrático sobre os princípios ágeis. Cada equipe recebia um princípio, enquanto uma equipe tinha que defend~e-lo, outra precisava derrubá-lo. Após este debate acalorado, as outras equipes se encarregavam em escolher quem melhor desempenhou seu papel. Uma técnica que se presta para debates de grandes grupos para discutir paradigmas, técnicas, práticas.

Alejandro Olchik da Ionatec – Management 3.0: O Managament 3.0, disciplina na qual o Olchik é mentor e agile coach, é rico em dinâmicas de quebra-gelo, warm’ups para energização, desenvolvimento de times. Foram realizadas diferentes dinâmicas, sempre com foco no desenvolvimento de times de alto desempenho.

Gislene Guimarães da Centrarte – Coaching: Uma dinâmica em que as equipes tinham que construir um barco com sucata, com a psicóloga e coach Gislene assessorada pela também coach Shinobu Takeuchi e a arquiteta Marinês Audy. Um jogo aparentemente simples, mas na prática bem complexo, pois envolvia diferentes momentos e constante feedback ao grupo e individuais, inclusive com técnicas de relaxamento e compartilhamento.

Georgina Reategui da ADP Labs – Construindo cidades: Um jogo com pelo menos 4 variações, um melhor que o outro, a partir de user stories, material, execução, desperdícios, vai-se executando os sprints, construindo uma cidade e somando entregas de valor. Eu conheci com a Alejandra Alfonso da Ten Pines, já apliquei outra versão na aceleradora da DB, tem este 3D da Georgina e outro com Lego.

Eduardo Klein da Mobiltec – Macondo: Um clássico, o Alfabeto Perdido de Macondo foi aplicado pelo Eduardo e Caliel, um Agile Game com três sprints com bugs e débito técnico, onde a estratégia e planejamento pode exigir adaptação a partir dos números que saírem nos dados. O mestre neste jogo é o Eduardo Peres, que tem uma página explicativa.

Jorge Audy da DBServer – Bamboo Challenge: Um jogo SCRUM com Release Plan e três sprints para a construção de um mastro auto-portante que suporte o hasteamento de uma bandeira … com os times tendo que comprar o material necessário e ganhando bônus por metro de mastro entregue e penalidades por desperdício.

A organização contou com um tão engajado time de apoio, com a Shinobu Takeuchi, Caliel Costa, Cesar Coutinho, Madison Padilha e Marinês Audy.

fotos1

fotos2

fotos3

fotos4No grupo do TecnoTalks no FaceBook postaremos muito mais fotos, as últimas logo abaixo são as três equipes campeãs, a terceira Sprint Racers, a segunda Xpiritos e a primeiríssima EquiPi:

fotos5

3 comentários sobre “GUMA + TecnoTalks = Nitroglicerina

  1. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s