Fazia muito tempo que eu não aplicava esse jogo, na verdade a gente meio que enjoa após aplicar umas quantas vezes e chega uma hora que colocamos eles na gaveta, resgatando alguns anos depois … é o caso do Bomba e Estopim \o/
Um quebra-gelo típico, fácil, simples, rápido e divertido, com bons insights sobre sistemas empurrados e puxados, trabalho em equipe, fluxo de tarefas e cadência. Afinal, a velocidade pura e simples não é o mesmo que agilidade.
Um jogo que passa o recado de cadência, sobre a velocidade ideal, não a mínima nem máxima, mas a ideal, nem rápido demais e nem devagar. Um exercício que mostra que com prática podemos melhorar e atingir a excelência.
- Faça um círculo com no mínimo oito pessoas e no máximo 12;
- Escolha dois participantes em cada lado do círculo;
- Entregue uma bola para cada um;
- Uma bola será a bomba e a outra o estopim;
- O objetivo de cada um é passar a bola o mais rapidamente possível para que a outra não a alcance, mas conseguir ser mais rápido de forma a alcançar a outra bola;
- O final não é só velocidade, mas fazê-lo com segurança, cadência, não deixando a bola cair pela pressa, nem propositalmente fazer andar lenta demais, representando ociosidade ou desperdício.
Esse jogo é tão divertido quanto permite boas reflexões sobre nossos limites e superação de desafios, conceitos que nos levam a buscar um equilíbrio sustentável. Dá para ir mudando de paradigma, fazer devagarinho, fazer em velocidade de dobra, Warp … finalmente ir ajustando até atingir cadência sustentável.
Uma alternativa se tivermos número ímpar é fazer com que as bolas sejam passadas sempre pulando um, nunca passando para quem está imediatamente ao seu lado, mas para o seguinte. Não dá para fazer em número par de participantes porque daí não passa por todos e é importante que passe.
Sempre que cair a bola é importante dedicar alguns segundinhos para refletir porque caiu, se é porque estavam acima da velocidade ideal, se há uma restrição, que deve ser entendida e endereçada, se alguém está muito nervoso, não entendeu e precisa ajuda.
PRINCÍPIOS: Experimentação e curva de aprendizado para encontrar a velocidade ideal, desafiando melhoria com consciência de suas restrições coletivas, sistemas puxados versus sistemas empurrados.
DICA: A pressa e a afobação são as grandes inimigas, pois a bola acaba caindo, atrasando e deixando a outra se aproximar. A principal regra é que todos devem se dedicar à bola que estiver nas suas mãos, e fazer o seu melhor, acreditando que os colegas farão o mesmo.