WarmUp da Mandala em uma retrospectiva de release

Que tal um jogo de aquecimento onde a equipe divide um círculo feito em uma folha A1 como se fosse uma pizza, com o mesmo número de fatias que o número de integrantes presentes, usualmente entre 5 e 9 pessoas.

Mandala, simboliza círculo mágico ou concentração de energia, símbolo da integração e harmonia.

Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. No tantrismo, compõe-se de círculos concêntricos que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação.

mandala

O desafio é que cada uma das fatias represente um valor, objetivo ou sentimento, um para cada pessoa, que colocará em sua fatia o sentimento mais forte em relação a sua experiência durante os sprints da release que se encerra.

Uma dinâmica fácil e divertida, considerando que é rápida, só precisa de canetinhas ou canetões coloridos e uma folha de papel de flipchart ou folha A1 ou um quadro branco a disposição para um pouco de arte feita por todos.

  • Faça um círculo e divida-o no número de pessoas presentes;
  • Convide cada um a pegar uma ou mais canetas coloridas;
  • Cada um coloca na sua fatia a palavra com seu sentimento;
  • Depois, cada um decora sua fatia a gosto;
  • Ao trocar canetas com colegas, os desenhos serão coloridos;
  • Ao combinar transições, conectam fatias umas as outras;
  • Ao decorar devem usar diferentes simbologias e traços.

Apresente alguns exemplos de mandalas coloridas, faça provocações sobre integração, decoração, cores, mas deixe que cada um faça como quer, até que tome forma levará alguns minutos … não tenha pressa, começa meio frio e melhora.

Permita e instigue que os primeiros a encerrar ajudem os que ainda não terminaram, a mandala ao final será de todos e esta colaboração passa um recado importante de apoio, desapego e foco no resultado coletivo.

  • Ao final, peça que cada um apresente o porque da sua palavra e qual a relação à decoração de sua fatia. Hora de improviso, é divertido pois cada um tentará justificar porque ondas, geometria, cores, círculos, labirinto, beleza, evolução, etc tem a ver com sua percepção.

Em uma oportunidade recente, contando com uma equipe da Aceleradora de Equipes Ágeis da DBServer, o resultado foi muito bacana, um ótimo quebra-gelo:

20160905_105637

As palavras foram Diálogo, Métodos Ágeis, Trabalho em Equipe, Escolhas, Aprendizado e Experiência. As justificativas pela decoração foram as mais criativas possíveis … Um bom quebra-gelo, tratando tanto de valores quanto de criatividade e adptação \o/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s