Estudar sobre Agile pode fazer mal a saúde!

Adotar SCRUM é esperar que cada participante sinta-se proprietário do negócio e do produto, é autorizar a equipe a questionar antes de obedecer, a pensar antes de fazer, a querer fazer com qualidade. Adotar um método ágil é oportunidade e risco, pois voltar atrás e pedir que continuem apenas seguindo ordens sem entender, sem questionar, sem aspirar, além de desperdício é explosivo.

o ministério da saude adverte

Por que é desperdício? É um risco mostrar às pessoas o valor que agregam ao questionar, tentarem entender, participar das decisões, serem ouvidas, acreditar que é possível ter orgulho do que se faz coletivamente e serem valorizadas individualmente pela sua contribuição ao negócio, independente do cargo.

Para uma empresa que pensa em aparentar adotar Agile só para motivar os melhores profissionais virem trabalhar nela, mas que não pretende mudar o padrão de equipes subdimensionadas, arbitrariedades, desperdícios, dívida técnica e pressão desmedida … O tiro pode sair pela culatra.

Os maiores benefícios é acreditar em equipes auto-organizadas, ciclos de produção iterativo-incrementais, entregas frequentes com qualidade e valor, envolvimento diário do cliente e principalmente a busca pela construção de melhores resultados em detrimento a oportunismos e interesses pessoais.

Mas, se sua empresa quer a parte cool do Agile mas pretende manter a velha política de mandos e desmandos gerenciais a revelia de uma visão de longo prazo, bom senso e sustentabilidade, então NÃO adote agile, apenas aproveite algumas técnicas, assim não vai gerar expectativas irreais e frustração.

Não é um processo fácil, longe de ser simples, por isso em qualquer equipe o coach é importante, porque alguns vão acreditar de primeira, outros vão demorar, outros vão sair porque nem a pau. Os primeiros vão se indignar com os terceiros e pressionar os segundos, alguns vão aproveitar a brecha e não vão aceitar mais controles e cobranças, talvez alguns achem que virou gandaia.

Um bom Scrum Master, facilitador (ou psicólogo) é essencial nesta primeira fase de “forming” e no inevitável “storming”, mas uma vez bem entendido o pessoal consegue desenvolver o “norming”e começar o “performing” com tranquilidade. Um bom Scrum Master é imprescindível no começo, deve estar disponível no meio e é completamente dispensável no final … essa é a meta!

O melhor desenho da curva de Tuckman é da Arapahoe Community College:
tuckman-arapahoe

Lembre-se que a dificuldade não é a má fé ou birrice de alguns, a dificuldade é a mudança de mindset, décadas de comando-controle, sucesso desde o início do século XX com Taylor, Fayol, Ford e outros. Não que eles estivessem errados em sua época, mas com as ruas repletas de Millenials e a complexidade que projetos de software hoje significam, não dá mais para se fiar em Taylor!

Eu tinha um professor que brincava haver uma escola de administração que ia além da clássica, mecanicista, era a APP (Administração por porrada) … se você é desta escola, e você não está sozinho, tenho certeza de que você vai entrar em conflito consigo mesmo se acha que consegue lidar com equipes ágeis. Faça um favor para você mesmo, não gere expectativas altas demais, para si e nos outros.

Métodos Ágeis são para empresas que tentam se adaptar ao novo milênio, que buscam se preparar para um novo perfil de mão de obra muito qualificada e menos afeita ao cabresto, eles querem ter orgulho do que fazem, como fazem e com quem fazem … as empresas continuam visando lucro, por isso o foco maior é valor, afinal, empresas saudáveis e lucrativas é que pagam nossos salários.

Finalmente, isso tem um custo, tem uma curva de aprendizado para que as pessoas sejam sinceras e não tenham mais que mentir e se proteger do inimigo … várias pessoas pensam melhor que uma e auto-organização transfere a responsabilidade por melhorar o processo, a qualidade e ampliação da entrega ao senso de time, que rapidamente passarão a entregar mais valor, talvez menos placebo, mas mais valor efetivo com qualidade.

Agile vale muito a pena, mas como tudo na vida, precisa estar em sintonia com nossos valores pessoais, esta é a primeira reflexão e decisão: Quais são os seus valores?

einstein-6

Outros posts:

ROI de software, talvez você esteja fazendo isto errado! (Baguete)
Achar culpados e zonas de conforto são os piores desperdícios (Baguete)
Desperdício é uma das especialidades brasileiras (Baguete)
Qual o melhor framework para sua empresa? (Baguete)

2 comentários sobre “Estudar sobre Agile pode fazer mal a saúde!

  1. Bravo, Jorge! Muito bem escrito! O Mundo mudou bem na nossa vez mesmo!!

    Como disse um dos gurus de Gestão Ágil aqui no RS em uma palestra: “A maior parte das empresas apenas ADOTAM as ferramentas ágeis, entretanto trabalhar com Métodos Ágeis requer TRANSFORMAÇÃO.” Alejandro Olchik

    Por favor, continue produzindo esse conteúdo de qualidade por um bom tempo!

    Abraço,
    Eduardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s