Planejamento pessoal e de carreira

A maioria dos profissionais está acostumado a exigir ou cobrar melhor gerenciamento dos projetos em que atua, mesmo não sendo um gerente de projetos, é bom senso dizer que um projeto sem qualquer planejamento tem mais chances de dar errado que um gerenciado ou auto-gerenciado.

Não importa se planejamos usando boas práticas ágeis ou tradicionais, qualquer boa prática é melhor que nada. Não importa se estamos falando de uma casa, um evento, um software, um carro ou um lançamento de produto, todos eles são merecedores de um plano de custos, tempo, qualidade, riscos, etc.

Incrível como muitos estudam Agile, Design Thinking, Gamestorming, Lean StartUp, empenham-se em aplicar tudo isso e muito mais no trabalho e não se beneficiam disso tudo para melhor entender e planejar sua carreira. Muitos vão ficando ou trocando de empresa ao sabor de propostas ou eventos fora de seu controle, querem mudar, mas como não é instantâneo, deixam como está.

Você é o seu maior e melhor projeto!

Quando crianças, é aceitável que ao sermos questionados sobre o futuro improvisemos o desejo de sermos astronautas, bombeiros, inventores, etc. A partir da adolescência as escolas empenham-se em tentar esclarecer nossas aptidões, apoiando análises vocacionais, frente ao espectro de profissões.

A partir dali, cabe a nós o planejamento de nossa carreira e de vida, de forma construtivista cada um de nós deveria manter um ciclo em que periodicamente revisemos nossa trajetória usando artefatos que nos instiguem a planejar um fluxo de melhoria contínua:

  1. Auto-conhecimento é 75% do caminho;
  2. Você merece um planejamento estratégico, uma visão;
  3. Planejamento tático diz respeito a metas e entregáveis;
  4. Mãos na massa e olhos no mundo para melhoria contínua;
  5. É um plano vivo, alimentado a mudanças, riscos e oportunidades.

O quanto devemos tratar a nós mesmos, pessoal e profissionalmente, como um projeto que merece um planejamento estratégico, tático e operacional. Quem me conhece e está lendo este post, sabe que acredito que agilidade é para a vida, nós como clientes de nós mesmos e o mundo como balcão de negócios \o/

1. Auto-conhecimento é 75% do caminho:

Experimente aplicar em você mesmo um exercício de competências pessoais e o quanto você agrega em competências coletivas, organizacionais e sociais, crie cenários, use uma versão ampliada do Canvas de Empatia, refletindo sobre quem você é realmente e quais os seus ganhos e perdas em agir exatamente como age. Outra opção legal é a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e riscos).

Um lance legal é imitar o filme The Kid (Duas Vidas) do Bruce Wyllis, onde ele se encontra com ele ainda criança, que no filme fica chocado com o quanto ele não é nada daquilo que ele queria ser quando crescer. O que você sonhava ser e fazer? Você está acomodado ou ainda é capaz de correr atrás de seus sonhos? Aliás, você ainda sonha ou não tem mais tempo para isso?

planejamento pessoal 01

2. Você merece um planejamento estratégico:

Aqui o melhor artefato e reflexão para iniciar é um Business Model You, é você escolher quem é o seu principal cliente, quer seja uma empresa que irá lhe contratar ou o sonho de abrir seu próprio negócio. É pensar com carinho em quais são seus diferenciais, qual a proposta de valor, priorizando-as para definir onde é melhor investir. A maioria prefere ficar reclamando da empresa onde está e deixa anos voarem com o freio de mão puxado, sem fazer nada além do mínimo que esperam dele.

Networking é o menor e mais eficiente caminho para o sucesso, dali saem seus canais e relacionamento com o mercado, dali também sairão seus maiores parceiros e a partir dele ou para ele é que você definirá uma prática para ampliação de sua rede. A maioria lembra de ex-colegas ou de contatos somente quando são demitidos ou estão em um aperto, mas aí já é tarde demais.

Quais são os seus recursos-chave, atividades essenciais e recorrentes, quanto quer ganhar e com quanto pode contar para fazer acontecer e avançar sempre em frente no seu planejamento estratégico. Gere cenários, desenvolva-os, reuna-se com amigos, parceiros de viagem em quem você confie, troque ideias, todos se beneficiam em dojos de planejamento, com multi-coaching.

3. Planejamento tático diz respeito a metas e entregáveis:

Monte um CHA/5 para você, disponha nele todos os conhecimentos, habilidades e atitudes que possui e quais aqueles que ainda quer possuir, qual autonomia tem sobre eles, investimento necessário, valor em relação a sua estratégia de carreira e vida. De posse disso, faça, sozinho ou acompanhado com algum de seus parceiros de viagem e cônjuge um dos artefatos que mais uso para discutir valor e cronologia – faça um User Story Mapping. Demarque os próximos 12 meses e, inspirado no seu planejamento estratégico e tático distribua o que pretende fazer para chegar nos seus sonhos, um passo de cada vez, com realismo e pé no chão.

planejamento pessoal 02

4. Mãos na massa e pés no mundo para melhoria contínua:

Planejamento de carreira e vida é como dirigir, parece difícil ecomplexo para quem nunca fez, a galera se assusta ao perceber que é iterativo-incremental, que é fácil voltar para a zona de conforto, que a lua não é de queijo! Mas posso garantir que é por demais prazeroso e após alguns dias dirigindo nós nem percebemos mais cada debreada, seta, pedestre, sinaleira, etc etc etc.

Planejar sua carreira, escolher onde quer chegar, trabalhar para isso, é para ser prazeroso, divertido, é para curtir a viagem. Ao fazê-lo nos damos conta da importância de participar de eventos variados como GUMA e TecnoTalks, de conhecer gente que não reclame da vida, que ainda sonha, que quer fazer diferente, que faz acontecer.

Não se preocupe se o seu planejamento não estiver acontecendo conforme previsto, faz parte, principalmente se você nunca fez antes algo assim, no começo tendemos a ser simplistas e otimistas, tendemos a desanimar por não dar certo … é a zona de conforto nos chamando de volta para o sofá. Se não esta dando certo, refaça, se não atingiu, seja menos otimista, um passo de cada vez, baby steps.

5. É um plano vivo, movido a mudanças, riscos e oportunidades.

O melhor e menor caminho para curtir cada passo é criar ou aproveitar ecossistemas com gente como a gente, são 15 grupos de usuários só na SUCESU, há comunidades de prática para todos os gostos. Se não houver algo convergente, crie, conheço várias pessoas como eu, que curtem tanto que vão criando pequenas comunidades, círculos de interesses, tudo fica mais fácil.

Se você é de TI e não participa de nenhum deles, desculpe dizer, mas está na hora de curtir mais a viagem … se curtir comunidades de TI é penoso, talvez você esteja postergando a hora de procurar algo que lhe deixe feliz e não apenas algo que pague suas contas. Conheço muita gente que foi para a área do direito, educação, decidiu empreender nas mais diferentes áreas e está muito mais feliz que empurrando o mês para ganhar mais um salário e o ano para sair de férias.

planejamento pessoal 03

Cada vez mais pessoas buscam apoio no coaching de carreira e de vida para se reinventar, encontrar novos rumos, dar um Norte as suas ações, dirigi-las a favor de um futuro desejado. Mas, com ou sem um profissional a lhe ajudar, faça um planejamento mínimo, valide suas ações, tenha algo na alça de mira.

Eu acredito em parceiros de viagem, em amigos, comunidade de práticas ou interesses, já criei e participo de algumas, em especial o TecnoTalks criado no TecnoPUC quando para lá fui como coordenador de equipes de produtos digitais do Grupo RBS em 2011. É um grupo eclético, onde promovemos vários tipos de Dojos, debates, palestras, painéis, onde falamos de tudo que possa agregar.

plan-carr

7 comentários sobre “Planejamento pessoal e de carreira

  1. Pingback: Feira das profissões do IFRS / 2015 | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Silogismo mais que perfeito: Você é um projeto! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Quem é o profissional do século XXI? | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  4. Pingback: Já fez o balanço de 2015 e replanejou-se para 2016? | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  5. Pingback: Qual é o Canal? Vamos falar de pessoas, carreiras e realização | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  6. Pingback: TTalks Planejando Carreiras – Jan/2017 | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  7. Pingback: Sua carreira deveria ser um de seus hobbies | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s