Vale a pena dar uma olhada no livro, no assessment e no mapa gerado a partir dele, proposto pelo grande James Shore e que proporciona uma visão muito interessante. Tanto em uma pesquisa transversal comparativa entre times de uma mesma organização ou de diferentes organizações, como longitudinal acompanhando uma equipe passo-a-passo em sua trajetória de adoção ágil.
Tomei conhecimento do assessment através do Alejandro Olchik da Ionatec, consultor de grande atuação na comunidade ágil Gaúcha e nacional. É um instrumento pronto para ser usado, uma pesquisa interessante e útil, passível de ser analisada qualitativa e quantitativamente, cruzando com diferentes fontes de dados ou pela aplicação de cálculos estatísticos.
De quebra, ele sugere boas práticas para o desenvolvimento de cada quesito a luz da extreme programming (XP), o que nos abre a oportunidade de pesquisas evolutivas, quem sabe experimentos, com grupos de controle, inserção de novas técnicas e medições de evolução … no site da fera tem muito mais, a seguir o link para o assessment e entender o que há em cada capítulo do livro que o suporta:
http://www.jamesshore.com/Agile-Book/assess_your_agility.html
Lista de capítulos do livro – http://www.jamesshore.com/Agile-Book/






