A programação do dia 18/01 a noite na sala 204 e 206 do 99A do TecnoPUC é uma proposta de start criativo para 2018. Para amantes de livros, filmes, quadrinhos, games, todo tipo de narrativa de histórias, aquelas boas, que geram empatia com seus personagens.
Pense bem, não é diferente de uma inception, um planejamento ágil, enxuto, iterativo-incremental-articulado:
- Qual a Ideia? (elevator)
- Quem são os atores? (Personas)
- O que querem? (Objetivos)
- Quais são as jornada? (journey map)
- Começa com temas, épicos, histórias, …
- Fazemos desenhos e diagramas se preciso
- No final temos tudo planejado \o/
A criatividade não tem receita de bolo, ela precisa de substrato multivariado, vem da Maiêutica Socrática, na Poiésis de Platão, no Ócio Criativo de Domênico De Masi, na Teoria da Capacidade de Absorção de Cohen & Levinthal, também está nos estudos de Campbell.
Queremos viajar na maionese sobre as bases conceituais de Campbell sobre o MonoMito, o herói de mil faces, a Jornada do Herói, no Arco do Personagem. Conhecer múltiplas teorias e o passado, nos ajuda a entender o presente e projetar o futuro.
- Evento https://www.facebook.com/events/1549969218456078
- Tecnotalks https://www.facebook.com/groups/tecnotalks/
- Inscrição https://docs.google.com/forms/viewform
Já falei um tanto da Jornada do herói de Campbell, mas tem muitas outras técnicas e desdobramentos que nos ajudam a materializar, a tirar da cabeça nossas ideias. Assim como grandes escritores, que se utilizam de técnicas para fazer fluir e garantir consistência a suas histórias.
- Quem é o seu herói? Como ele é?
- Onde vive? Qual é o seu cotidiano?
- Quem são seus parceiros nessa viagem?
- Quem ou o que irá tirá-lo do previsto?
- Como ele reagirá? Quais suas forças?
- Quais os embates, aventuras, desafios?
- Como se sai e se transforma nosso heroi?
A partir disto, vamos evoluindo, mergulhando em mapas, diagramas, desenvolvendo ao máximo empatia. Também aqui temos sprints, MVP’s, Releases … assim como também temos stakeholders e parceiros que contam e com quem contamos.
Afinal, é mais um projeto, iguais e diferentes daqueles do trabalho, de nossa carreira, as férias, um filho, de forma fluida usamos nossos conhecimentos e substrato para tudo em nossas vidas, inclusive quando queremos contar histórias \o/
Nós, assim como nossas histórias e heróis, estamos em uma jornada, a seguir para fechar esta provocação, alguns Arcos de Personagens: