Cada um de nós possui hábitos que realiza no início de cada dia. Uma xícara de café, chimarrão ou tererê, cumprimentar e conversar rapidamente com os colegas, organizar sua mesa para o dia, abrir seu quadro kanban, verificar e-mails na caixa de entrada.
John Brandon é editor da Inc.Com e todos os dias dedica 7 minutos para torna-lo mais proveitoso e instigante. Ele propoe uma forma de energizar, resgatar inspirações, conscientes e inconscientes. É um exercício pessoal, individual, organizando o dia de forma responsável e eficiente.
Eu me inspirei na recomendação do John Brandon em http://www.inc.com/john-brandon/this-7-minute-morning-routine-will-change-your-work-life.html para resignificá-la em uma abordagem ágil, útil no início de cada manhã, antes da daily do time caso a pratique.
Primeiro minuto – Desconecte-se de tudo, esvazie a mente, desligue-se. Não é um exercício trivial, mas você vai aprender a fazer com a prática diária. Praticantes de Yôga aprendem a esvaziar a mente para realmente se conectar com seu eu interior;
Segundo minuto – Inspire e expire profundamente, várias vezes, feche os olhos se preferir, mas tente não dispersar, concentre-se no ar entrando e saindo, concentre-se em si mesmo por um minuto. Não é para hiperventilar, apenas respirar profundamente;
Por três minutos – Pegue uma folha em branco ou bloco de notas virtual e transcreva tudo aquilo que está circulando pela sua mente, sem restrições. Podem ser tarefas pendentes de ontem, tarefas para hoje, preocupações, ideias, oportunidades, etc;
Sétimo e oitavo minuto – Feche organizando suas anotações, aproprie-se delas e as priorize para começar o dia com foco e responsabilidade. É como uma laboral para o cérebro no início de cada dia, diminuindo a tensão e otimizando seu tempo.
Para organizar e priorizar as tarefas do dia, podemos seguir modelos de classes de serviços (expedite, data fixa, standard e intangível), matriz 4×4 (Matriz de Eisenhawer), as listas do Getting Things Done (GTD) de David Allen, matriz GUT, matriz RAB, tríade do tempo (urgente, importante e circunstancial), Moscow (must have, should have, could have e won’t have), entre outras técnicas.
Se no início de cada dia conseguirmos diferenciar onde precisamos focar e garantir as entregas daquilo que não é prioridade naquele momento, teremos a oportunidade de sermos pro-ativos no alinhamento com os demandantes, até mesmo para informar e negociar antecipadamente o que e porque algo provavelmente não será iniciado ou concluído naquele dia.
Pratique e dê tempo para perceber valor e aprender a fazer de forma mais relaxada, vale a pena!

Mens sana in corpore sano!
Nesse embalo, podendo, participe da laboral da empresa ou antes de ir trabalhar adote técnicas de matinais de exercícios. Ao acordar dedique 7 minutos com estes passos simples e variados. Ao acordar ou após o expediente, dedique alguns minutos para fazer circular o sangue 🙂


1 comentário