Não tem diferença entre aplicar jogos e dinâmicas sobre cultura Lean e método SCRUM ou um programa de escoteiros por um dia, a vibe é formação de times, planejamento pessoal, senso de liberdade com responsabilidade, liderança, papéis, tudo o que praticamos em um grupo escoteiro é a essência do que queremos em times auto-organizados.
Tive a oportunidade de realizar dinâmicas em oficinas vivenciais para turmas do S2Ba no CI, um pouco na sala do CriaLab e a maior parte do tempo nos gramados e sob as árvores do TPUC, uma turma era de jovens interessados na trilha de infraestrutura, banco de dados e desenvolvimento.
As oficinas tiveram agile games e desafios diferentes, mas a lógica era sempre fazer pensar sobre quem são os profissionais do século XXI e o quanto cada um deles está planejando sua carreira, o que vem fazendo por seus objetivos e onde querem chegar nos próximos 2, 5 e 10 anos.
Quais as dinâmicas rolaram? Eu sempre me esforço para ter jogos novos para que aqueles jovens que já participaram das edições anteriores não repitam mais que um ou dois. Mas a grande maioria, quase totalidade, nunca haviam participado do S2B e tudo era novidade.
Tivemos o jogo dos escalpos e bandeiras, do boneco, Scrumia, Mashmellow Challenge, esquis, diferentes disputas entre equipes, comando-controle, invertendo a linha, além de muitas dicas sobre dinâmicas, técnicas e métodos. Foram momentos bem descontraídos e sempre puxando ganchos com o dia-a-dia de equipes de TI:
Um dos participantes tinha mais de 1,80 Mts de altura e apenas 19 anos … tem meu respeito, 19 anos e já participando de um programa como o S2B Advanced, com planos e energia de causar inveja a muitos bons profissionais que estão acomodados a anos ou décadas na mesma rotina, insatisfeitos mas materializando inconscientemente a alegoria da caverna de Platão.
Excelente início de s2b Advanced n minha opinião! Obrigado pela troca de experiência!
CurtirCurtir
Grande Claiton, vale a parceria … boa sorte no programa!
[ ]
CurtirCurtir