Agilidade só existe com Equidade e Expectância

Acima de tudo, agilidade é encontrar o ponto de equilíbrio entre as diferentes expectativas individuais, coletivas, organizacionais e sociais. O contrário leva a falta de transparência, baixa equidade ou expectância, gerando insatisfação e desperdícios ocultos.

balanço – ato ou efeito de balançar. deslocamento alternado de um corpo em relação ao seu centro de equilíbrio; balouço, oscilação.

A teoria da Equidade de John Stacy Adams propõe que relações sociais, pessoais ou profissionais, buscam equilibrar suas relações de forma que os empenho versus recompensa de cada parte interessada seja o mais justa possível. Caso contrário, isto gerará aflição e instabilização na relação, uni ou bilateralmente.

A Teoria da Expectância de Victor Vroom está alinhado a corrente cognitivista e propõe que o nível motivacional de cada indivíduo é resultado de três fatores (valência, expectativa e instrumentalidade), em meio a relações de esforço x desempenho, desempenho x recompensa e recompensa x metas.

Equidade e Expectância tem a ver com transparência, expectativas e resultados, porque aqueles envolvidos que possuem clareza em seus direitos e deveres, compatíveis a sua colaboração em comparação aos demais, são mais motivados e efetivos.

Teoria da Equidade

Cada indivíduo em uma relação entra com algo, conhecimento, habilidades, recursos, dedicação e energia, em contrapartida benefícios como satisfação, conhecimento, bens e proventos. Há equidade quando da percepção de justiça, com entradas e saídas justas a cada uma das partes envolvidas e interessadas.

equidade

Em uma relação há dados tangíveis e intangíveis, quesitos tácitos e explícitos. Teoria da Equidade discute a percepção de injustiças como geradora de angustia e aflição, não é igualdade de benefícios, é a busca pelo ponto de equilíbrio.

Teoria da Expectância

Victor Vroom afirma que a motivação individual se vale da recompensa em contrapartida ao seu esforço pessoal, coletivo e organizacional, motivando-os a construir resultados em prol dos objetivos propostos, havendo três fatores – valência, instrumentalidade e expectância.

A valência condiz à percepção de valor de um indivíduo à determinado fator, o quanto ele o deseja e tende a buscar o valor subjetivo a ele atribuído. A instrumentalidade condiz ao empenho relacionado a uma recompensa, criando uma relação positiva ou negativa entre interesse e resultado. A expectância condiz à expectativa em atingir as metas propostas e a auto-avaliação.

Equidade e Expectância Ágil

No todo, metodologias ágeis confirmam as Teorias da Equidade e Expectância, conquistadas com máxima transparência e colaboração, equalizando expectativas e percepções de parte a parte, oferecendo clareza de objetivos, esforço e resultados aos clientes, time, stakeholders e demais partes envolvidas e interessadas.

Empresas visionárias geram equidade e satisfação com um mix de remuneração, ambientes e relações abertas, aprendizado, desafios, inovação e reconhecimento. Cada time e lideranças focados em gerar resultados ao mesmo tempo que desenvolvemos pessoas.

Cada momento do método SCRUM para gerenciamento de software, por exemplo, impõe a necessidade de sermos transparentes e realinhar expectativas através de inspeção e adaptação. A busca é equilíbrio, gerando valor justo a cada um dos envolvidos e interessados – pré-game, release plan, sprint, planning, daily, kanban, review e retrô:

scrum

Arregace as mangas, retire as máscaras e blindagens, tente que o resultado é surpreendente e só pode ser entendido quando experimentado na prática … pura equidade e expectância na enésima potência  \o/

 

3 comentários sobre “Agilidade só existe com Equidade e Expectância

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s