Vamos fundir o Agile SubWay Map com um gráfico RADAR

Uma forma visual de incentivar a auto-organização, melhoria contínua e valorizar a criação, empenho e resultados práticos das comunidades de prática formadas por integrantes de papéis equivalentes em diferentes equipes.

No dia 27/11 teremos um evento TecnoTalks diferente, de interesse da galera de todas as tribos – BA, SM, SQA, Dev, DevOps, SEO, UX, SCRUM, Kanban, XP – para discutirmos para cada papel quais as técnicas e práticas que valem a pena serem mapeadas e mantidas no radar de equipes ágeis.

Estamos conversando com referências para apresentar conceitos base para este debate, talvez tenhamos alguém do Gartner para falar de Pace Layered e talvez tenhamos alguém da HP para falar sobre SAFE Agile, lightning talks destinadas a abrir nossos horizontes acerca de visões sobre trabalho e sua melhoria contínua.

Agile SubWay Map

Vamos dividir a galera por assunto e permitir que aqueles que se interessam por mais de um possam debater todos, usando as técnicas de Open Space e World Cooffee, em que de tempos em tempos com debate dos grupos será possível trocar de grupo e ampliar sua participação e entendimento, fechando com uma apresentação de cada grupo e rápido debate geral de consolidação.

O objetivo não é definir um Agile SubWay Map para todos, mas gerar um amplo com o qual cada um poderá customizar para proposição de uso em sua empresa. É uma proposta por demais instigante e gerará com certeza bons insights sobre boas e melhores práticas em cada papel ou abordagem metodológica.

agile-tribes-subway-map-1-638

Gráfico Radar

Mas esta manhã tive um insight e quero ampliar a minha proposta de dinâmica para o dia 27/11, e se provocássemos uma reflexão da definição de trilhas radiais em que cada equipe pudesse se ver? E se cada trilha tivesse um conceito de básico, ideal e além da conta? Seria possível ver as trilhas de maior crescimento, quais as mais carentes, ter uma visão de gestão sensacional.

Acho que não é viagem, venho disseminando e incentivando comunidades de práticas a alguns anos e em meu trabalho de consultoria, que é bastante eclético, tenho como base SCRUM, mas uso boas práticas do PMBOK, KANBAN, XP, … tenho insistido no valor de dashboard de projetos, status reports, da necessidade de gestão visual de protfólio e de tecnologia.

Gráfico de rede + SubWay

Imagino que é um diagrama a estar na parede de cada equipe ágil, a base poderia ser impressa ou desenhada em papel branco em folha A3 para ser bem visível cada técnica ou boa prática, desenhando-se o status atual em uma folha transparente, de forma que tenhamos registro de evolução e seja possível sobrepôr o status de diferentes equipes para análise interna às comunidades de práticas.

Dashboard de Projetos

Um bom trabalho das comunidades de práticas internas as empresas, discutindo temas como SQA, PO, SM, Dev, DevOps ou outros, podem com certeza alimentar e evoluir quesitos a serem identificados por cores (semáforos) ou por ícones. Já havia postado no passado recente sobre o dashboard da galera da WallMart, onde tenho amigos e um dos gurus que sigo desde 2011, o Nelson Abu.

10345814_788380837848682_2275513144203801366_n

Um bom trabalho endereçado pelas comunidades de práticas da empresa podem corroborar e aperfeiçoar nossos dashboards, o primeiro passo é desenhar um mapa de boas práticas e indicadores de valor, usá-los e referendá-los, sendo úteis para a gestão de portfólio, revisão estratégica da área, desenvolvimento de competências e muito mais.

Pense nisso e se você já usa algo assim, tem dicas, comentários ou quer participar deste debate … dia 27/11 teremos uma noite dedicada a isto e creio que não ficaremos em uma só noite, pois este assunto tem muito pano para manga. No dia 27/11 daremos o primeiro passo e o objetivo é construir uma primeira versão de um TTalks Agile SubWay Map.

Fica ligado – https://www.facebook.com/groups/tecnotalks/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s