Você tem um plano? Você tem metas de curto, médio e longo prazo? Onde você estava a cinco anos atrás e onde queria ter chegado em 2016? E para 2017, mais do mesmo? Você prefere não tentar porque pode dar errado? Mas e como está?
Muita gente está no piloto automático e já não pensa mais em nada disso, vive o dia, espera o salário no final do mês e as férias no final do ano, velhos e jovens reclamando da vida, esperando se aposentar, torcendo para chegar rápido.
Saia do piloto automático, faça para você o que fazemos por empresa para quem trabalhamos, sonhe, planeje-se. Bata um papo com seus bruxos, desenhe sua Roda da Vida (tem um Excel no final deste post), SWOT, Johari, BMY, CHAx5.
Sapo na panela
Todo mundo conhece a história do sapo que entra em uma panela com água fria (aos 23 anos) e não percebe a temperatura subir (o tempo passar), alguns desses sapos ficam perdidos ao serem demitidos aos 35, outros só saem aposentados.
. O quanto está feliz e seu trabalho tem um propósito além do salário?
. O quanto você cresceu em 2016 e o quanto foi reconhecido por isso?
. O que aprendeu e o quanto isso o ajuda a crescer na carreira?
. O quanto você conta o mês até o final, até receber sua recompen$a?
. O quanto você acredita naquilo que faz, nos resultados e nos meios?
. Você tem orgulho do que faz com colegas, chefe e/ou chefiados?
Não seja o sapo que fica dentro da panela, acomodado, resmungando do calor, da empresa, dos colegas, do chefe … inquiete-se, vá atrás de novos conhecimento, habilidades, atitudes, seja um sapo diferente … pule para fora e vá ser feliz!
Era do conhecimento
Século XXI, ano de 2017 e muitos preferem ver sua profissão e trabalho como algo apenas relacionado a salário, como se fossem operários do século XIX, alguns tem orgulho em fazer aquilo que é esperado, cumprindo ordens, são bons operários … não é demérito, mas então a vida é boa, não fica reclamando, né.
Tem gente que chama sua acomodação de “estar satisfeito com o que tem”, orgulham-se por não se deixar envolver pelo stress de ter que melhorar. Mas o mundo está mudando rapidamente e pode ser que sua Zona de Conforto seja engolida a qualquer momento. Querer ser feliz é pré-requisito para não deixar!
Networking
A chave das boas oportunidades para todos, com ou sem sonhos e planos, é um bom networking. Participe de uma interação mensal com o mercado, quer em um GU, CoP, fórum ou eventos maiores, conheça e se faça conhecer.
Se a cada mês analisar a agenda de eventos, a maioria gratuitos, você chegará à conclusão que vale a pena perder a novela ou o jogo uma vez a cada mês para participar de algo novo, aprofundar, compartilhar, conhecer gente.
A página de Agenda deste blog mostra um grande número de bons eventos, além de outros tantos que acontecem mensalmente. Três horas quinzenais já é nitro, então participe, interaja, debata, … energize sua carreira e seu dia-a-dia!
Premissas
#1. Seja fiel as suas crenças e princípios;
#2. Acredite em você mesmo, mas tenha parceiros de viagem;
#3. Sonhe e planeje um passo de cada vez, tenha metas de curto prazo;
#4. Incomode-se, sempre tente ampliar a sua zona de conforto;
#5. Você é um só, equilibre sua vida pessoal e profissional;
#6. Poucos limites são definitivos, tente superá-los;
#7. Preocupe-se com você e não com o que os outros vão pensar;
#8. Não tenha medo demais, arrisque e aprenda com seus erros;
#9. Somos mortais, faça hoje, não entre em postergação indefinida;
#10. Curta a viagem e seja Feliz! :o)
Se ao terminar este texto você chegou a conclusão que para você não tem jeito, que sua realidade é muito complicada, se achou justificativas ou racionalizou … sugiro estudar PNL, DL ou pelo menos um artigo sobre dissonância cognitiva.
Desejo a todos um 2017 cheio de mudanças para melhor, pare de culpar a Dilma, o Temer, não resolve nada, vá atrás de seus sonhos, um passo de cada vez! Não sabe por onde começar, estou a disposição, de repente rola até um TTalks sobre isso na terceira semana de 2017 \o/
Abaixo o link que eu prometi, mas ATENÇÃO, nada, absolutamente dispensa ou é melhor que uma reunião com sua rede, seus bruxos(as), pares, companheiros de viagem … mas artefatos ajudam, se você não conhecia, baixe aqui um Excel que é uma receita gráfica para a Roda da Vida (*) e outras técnicas, eu fico a disposição: – roda da vida
(*) O objetivo desta e tantas outras técnicas e artefatos é nos fazer refletir, é dar um Norte para nossos pensamentos, o artefato em sí não vale nada, não resolve nada, não valorize o Excel nem deposite qualquer sorte nele que não seja a oportunidade de lhe fazer pensar no primeiro passo, mas depois siga em frente, porque nos veremos nessa estrada em breve se assim for 🙂
Tem também outras variações, da mesma e de outras rodas, como a RODA DA CARREIRA:
Bom dia, Jorge,
Tudo tranquilo?
Já ouvi de um grande amigo:
“O mais importante é aumentar a minha zona de conforto”.
Um abração e muitas realizações no ano que inicia,
Alexandre
CurtirCurtir
Uhúúú, é isso, que a expanção seja sob livre arbitrio e gere sempre novos desafios e superação! Valeu aí a parceria … feliz 2017!
CurtirCurtir