Brainstorming, “tempestade de ideias” ou “toró de parpite” é a arte de fazer um debate em grupo na busca de uma solução ou inovação, é explorar a criatividade e conhecimento de cada participante em prol de uma solução em que todos contribuíram. Ao final ninguém é o gênio que criou a solução, a solução foi além do que cada um teria criado sozinho.
- Crazy Eight – crazy-eight-oito-ideias-em-oito-minutos
- Brainwriting – brainwriting-co-criacao-colaborativa/
- Charreting – charetting/
- 5w2h – 5w2h-e-igual-a-um-canivete-suico/
- Mng Dojo – agile-brazil-2013-3o-dia-2a-parte/
- Learning canvas – learning-canvas-as-is-x-to-be/
- SWOT – aquecimento-matriz-swot-fofa/
- Product box – product-box/
- Painstorming – brainstorming-com-painstorming/
Na verdade, como preconizado no livro Gamestorming há 10 anos atrás, quase todas as técnicas para resolução de problemas são amparadas em conceitos de gamificação, onde temos co-criação, participação efetiva, desafios sobre ideias e opiniões em quantidade, debate de qualidade, tomadas de decisão e planos de ação.
Técnicas comuns para debates em grande grupo também são úteis para brainstormings, como Open Space, World Café, Fishbowl, Oficina de futuro, … Jogos que desafiam a criatividade ajudam no aquecimento das sinapses nos participantes.
Obs1: Técnicas como Mapas Mentais podem ser colaborativas em brainstormings, usando uma grande folha no centro da mesa, colocando ao centro o tema ou desafio, a partir dele todos contribuem com ideias e informações, agrupando-as e evoluindo, selecionando ou qualificando.
Obs2: Pensamento lateral é uma técnica semelhante ao improviso criativo com story cubes, dado um desafio escolhemos aleatoriamente uma palavra ou imagem em uma revista ou material impresso e a parir dela debatemos criativamente como desenvolver a partir dela.


Nada a ver com o tema, mas foi o conteto contigo que encontrei.
Lendo uma reportagem sobre como educar crianças, me deparo com o seguinte trecho:
“A tarefa não é fácil e para ajudar os pais a driblar essa necessidade da criança e mostrar para elas quais são as regras Marcelo dá a dica dos 5 pontos que devem ser ensinados:
Planejar
Antecipar
Compartilhar suas emoções e sentimentos
Fazer uma rotina
Questionar”
Familiar? Acho que vale uma reflexão :o)
Link completo: http://revistapaisefilhos.uol.com.br/nossa-crianca/educacao-com-coerencia-nao-causa-trauma
CurtirCurtir
Vale sim, mas tu puxou o princípio de tudo, educar é fácil na teoria e difícil na prática, sou pai e chefe escoteiro, mas não é muito diferente em equipes que usam métodos ágeis, é muito mais fácil ser ditador que democrata, tratar as crianças ou pessoas adultas como indivíduos é um grande desafio para todos nós … sou apaixonado pela filosofia construtivista exatamente porque vê que cada um é diferente e tem algo a desenvolver, algo a contribuir, crescer, … Vive la difference! Abração!
CurtirCurtir