Agile Lifestyle e Anywhere – Dra Yael Dubinsky (IBM e Technion)

Faço neste post uma reflexão sobre algumas das percepções e publicações da jovem pesquisadora Dra Yael, sua visão de um Agile Lifestyle, construção claramente baseada em grandes mestres, vale a pena entender e ainda mais (se o seu  Inglês estiver afiado) inscrever-se e interagir, uma boa oportunidade de aprendizado e troca de conhecimento.

Dia 26/05, terça-feira, um evento sobre Agile com a Dra Yael Dubinsky do Depto de Ciências da Computação do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion). Uma experiente colaboradora do Depto de Software e Serviços no Laboratório de pesquisas da IBM em Haifa. Autora dos livros Agile Aniwhere e Agile Software Engineering. A palestra será em Inglês, no dia 26/Maio, terça-feira, das 14:00 as 17:00 na sala 217 do 99A do TecnoPUC ==> clique aqui para se inscrever!

Na introdução de um dos seus livros, Agile Anywhere ou “Agile em qualquer lugar”, ela apresenta dez dicas para estabelecer um Agile LifeStyle, algo que acredito ainda mais, pois desde 2008 afirmo que agilidade não é para projetos, é para a vida, nosso maior projeto, o trabalho é apenas uma parte :o)

Acredito muito no que ela publica, tão inspiradora quanto uma coqueteleira com pensamentos de Schein, Argyris, Tuckman, Bandura e tantos outros mestres. Mudança exige esforço, energia, tempo, mas para realizá-la também é preciso método e colaboração. Ela divide suas dez dicas ou orientações em três grupos, relativos a alteração em características básicas de mudança, comportamento e emoções:

[1 a 4] – Sobre características da mudança ela oferece quatro sábias percepções, primeiro que tudo tem seu tempo e ficar empurrando além do possível atrapalha mais que ajuda, segundo que mudar com preparação prévia do substrato da mudança é mais eficaz que mudar de improviso e desorganizadamente, terceiro é o famoso baby-steps ao invés de querer mudar tudo ao mesmo tempo e o quarto é ter um foco inicial claro e ir expandindo como as ondas em um lago.

Opinião: Não só concordo, como uso diferentes fontes e argumentos para trabalhar mudança de forma a evitar rupturas, respeitando a cultura da organização e seu “timing”, iniciando com um piloto para gerar argumentos próprios e não externos, mudança é tanto mais eficaz quanto maior for a energia intrínseca que a move, com cases próprios, com erros e acertos, aprendendo a cada passo e crescendo de forma sustentável.

[5 a 7] – Quanto ao comportamento esperado durante a mudança, a quinta dica é priorizar e mudar uma coisa por vez de forma a poder perceber causa-efeito e aprender, a sexta é garantir retrospectivas ou lições aprendidas a cada passo sempre, a sétima dica é um dos princípios chave do Lean, qualidade é a base, responsabilidade de todos a cada passo.

Opinião: As reflexões e orientações da Yael quanto a comportamento perpassam algumas das bases do trabalho de Deming, Juran e Ishikawa, além claro do mestre Taiichi Ohno. Do ciclo PDCA, da tríade de Juran, do Lean Toyota do pós-guerra japonês temos a relevância da eliminação de desperdícios, foco naquilo que é mais valor a cada dia, o mantra Kaizen e Gemba sobre aprendizado e melhoria contínua em processos com qualidade desde o início e com o conceito aplicado de Poka-yoke.

[8 – 10] Quanto a emoções, temos a oitava dica fundamental relacionada a confiança de que todos estão engajados, são transparentes e acreditam nos princípios ágeis e seus desdobramentos, o nono é feedback contínuo 360º e crença de que este é o caminho, não é fácil, mas é evolutivo.

Opinião: Impossível não lembrar do Samuel Crescêncio e sua pirâmide Lean, contendo no topo seu principal valor – TRUST – incentivando equipes auto-organizadas, conscientes de seu papel e da importância do coletivo para atingir seus objetivos e resultados-chave. A construção de um ambiente de equidade e crescimento pessoal e profissional enquanto constrói e entrega o maior valor possível a cada iteração.  ==> clique aqui para se inscrever!

AgileWorkshop

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s