Por onde começar … uma opção viável, desde o início, de A a Z

Sou Agile Coach, meu trabalho é conhecer teorias, metodologias e boas práticas que estabeleçam um ambiente de alta performance para equipes de trabalho que se dispõem a serem mais colaborativas, pró-ativas e sustentáveis. O objetivo sempre é construir um substrato coletivo de conhecimento, auto-eficácia e melhoria contínua baseada no coletivo e interação humana.

Como hobby, a anos promovo eventos instigando jovens e jovens a mais tempo a saírem da sua zona de conforto, a planejarem-se, empreendedorismo, carreiras, ideais, sonhos … com pés no chão e olhos no horizonte. Networking e auto-eficácia (individual e coletiva) é essencial para isso. Conhecimento, criatividade, agilidade, resolução de problemas, redução de riscos e aproveitamento de oportunidades para fazer mais, ir além.

jul2015-1

Sonhar é bom, mas tornar sonhos em realidade é melhor ainda, ser feliz, isso pode ser um concurso, um bom emprego, uma startup ou empresa tradicional, pode ser também ajudar o próximo, o que não podemos deixar acontecer é aceitar a inércia de quem diz não querer continuar a fazer o que faz, mas não trabalha ativamente para mudar, um passo a cada dia.

Vou usar a alegoria de uma maratona para ilustrar boas possibilidades em reunir-se com amigos e convidados, comunidades de prática ou encontrar outros com os mesmos sonhos e começar a trabalhar para torná-los realidade. Uma maratona começa pelo sonho ou ideal, por treinamento, finalmente a execução.

Entendimento – Tudo começa por entender o que é uma maratona, como funciona, quais as modalidades, diferenças, tipos de treinamento, etc. É preciso entender táticas contemporâneas de planejamento e execução, conhecer parceiros de viagem, iniciar ou ampliar seu networking entre iguais.

E se nos reuníssemos para alinhar quais são as diferentes metodologias, sua natureza e valor agregado? Planejamento pessoal, Design Thinking, Lean StartUp, diferentes métodos ágeis, Gamestorming, Gamefication, … E se o resultado fosse nosso SubWay Map, de forma que cada um pudesse traçar sua estratégia, seu momento, seus próximos passos?

Tenho muitos e variados posts apresentando metodologias, frameworks, boas práticas, modelo mental, mas qualquer pessoa interessada precisa apoderar-se um mínimo destes conceitos para fazer aquilo que a academia sugere como “olhar a frente sobre os ombros de gigantes!”. Alusão a não reinventar a roda, é aproveitar o conhecimento de décadas, de gênios, de pessoas que inspiram.

mudança-2

Planejamento pessoal – E se o primeiro passo fosse um evento que nos desafie a aprender a nos planejarmos, afinal, somos nosso mais importante projeto. Tenho vários posts falando sobre técnicas de auto-conhecimento como a Janela de Johari, SWOT/FOFA, Business Model You, CHA pessoal x 5, Personal Empathy Canvas, redundando em um mapping longitudinal e planos de ação.

Eu acredito que equivale a um StartUp Dojo pessoal, em que o objetivo é fazer grupos de semelhante perfil em mútuo apoio na construção individual de seus planejamentos pessoais. Acho muito curioso aquelas pessoas que não se planejam a si mesmos e querem planejar os sonhos dos outros, pior, não se conhecem mas querem se associar com alguém.

Precisamos perder o medo de mudar, de virar páginas, de ficar aguardando que o mundo conspire a nosso favor, quem acha que é bom “deixar a vida lhe levar” é pagodeiro, é uma estratégia bom para quem já tem a vida ganha, quem tem muita “sorte” ou é completamente insano e não está nem aí para nada.

Projeto de um produto, serviço, empresa, você – E se fizéssemos um Sábado inteiro de imersão nestes conhecimentos? Exercitando um ciclo completo de ideação, modelagem, empatia, planejamento, pretotyping e validação? Puxando o que de melhor temos de diferentes frameworks e metodologias. Como bons escoteiros, vamos aprender fazendo!

Mas o objetivo não é detalhar dezenas de produtos, é compartilhar o conhecimento e prática ilustrativa para que todos possam fazê-lo de forma consistente. O objetivo é vivenciar técnicas de ideação, modelagem, planejamento, execução (acompanhamento) e ciclos frequentes de feedback. Somente assim se viabiliza em um dia realizar todo este ciclo. Cada grupo, equipe, pessoa aplicará em sua plenitude no seu trabalho, empresa ou em casa.

Não importa se modelaremos empresa, ideia, produto real ou hipotético, todos valem para efeito de exercício. Iniciamos o dia com um burnup desejado e fazemos uma caixinha (+/-15) para o rango do almoço (pizza!), já deixando sabores definidos, alarme para as 11:30 pedirmos já fatiadas e as 12:15 estarmos com as pizzas quentinhas na mesa … o dia será uma maratona:

1. Realizamos um quebra-gelo para integração;
2. Um bom jogo de aquecimento neural sobre inovação;
3. LT e construção de Lean Canvas ou Business Model Canvas;
4. LT e construção de mapas de empatia dos segmentos ou clientes.

Parada estratégica as 12:00 para confraternização e integração, sinônimo de se detonar aquelas pizzas planejadas com direito a uma doce para fechar   🙂

5. LT e planejamento longitudinal usando Mapping ou Customer Journey Maps;
6. LT e exercício de MVP, pretotyping ou storytellings de execução;
7. LT e execução (real ou simulação) de um validation Canvas;
8. Pitchs e lições aprendidas   \o/

Já realizei sequências semelhantes em Dojos Boshús, voltadas a produtos, serviços reais ou hipotéticos, em grandes empresas com foco em treinamento, aquecimento ou seleção de equipes. Creio que seria uma experiência disruptiva para quem nunca as praticou, elucidativa para quem as conhece e redentora para quem curte mas nunca executou.

passo-a-passo-release-plan

Execução – Já pensaram, já idearam, já planejaram, agora é acompanhamento, é execução. Bossidy e Charan no livro Execução já disseram tudo e eu fiz resenha, post de opinião, desdobramentos, etc. Mas que tal definirmos eventos de acompanhamento ao estilo dos grupos de StartUp Dojo fundados nesse movimento em Brasília a uma década? Se não, pelo menos nos reunirmos para um lições aprendidas após um mês depois desta maratona?

E aí? Sou parceiro … quem pilha?

2 comentários sobre “Por onde começar … uma opção viável, desde o início, de A a Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s