Uma nova forma de adotar e crescer em Agile

Uma nova modalidade de serviços para adoção e crescimento em métodos ágeis, mais voltado ao desenvolvimento de equipes, com atendimento A la Carte, podendo ser de 2, 4, 8 ou 16 horas. Quer seja um treinamento técnico ou na quebra de paradigmas, energização de equipe, reciclagem ou apoio as pequenas melhorias que simbolizam uma cultura ágil.

Na cultura Lean temos os conceitos de Kaizen e Kaikaku combinando-se para manter um processo evolutivo sustentável, Kaizen diz respeito a pequenas melhorias diárias a nível de projeto e equipe, Kaikaku são saltos estratégicos maiores, que exigem maiores investimentos e planos mais complexos.

Kaizen (改 善) é um conceito relacionado a melhoria contínua do Lean Toyota, um processo cotidiano de pequenos ajustes e adaptações para melhor, tem a ver com auto-organização e humanização do trabalho. Eliminação sustentável de desperdícios e potencialização de valor entregue através da otimização e equilíbrio entre demanda e controle.

Kaikaku (改革) não é o oposto de Kaizen, mas seu complemento, é quando trabalhamos por uma mudança significativa, como a introdução de uma nova tecnologia, um novo projeto que envolve parte da organização. O Kaikaku normalmente exige tomada de decisão gerencial ou executiva, envolvendo contratações e aquisições.

kaizen-kaikaku

Empresas ocidentais preferem os Kaikakus, ciclos longos com contratação de consultores, cursos de grife e novas contratações, um modelo necessário para realinhamento estratégicos e solução de crises. Mas é no Kaizen do dia-a-dia que pequenas mudanças garantem melhores resultados cumulativos, ajustando o tático e operacional, corrigindo erros, aproveitando oportunidades.

Mas como viabilizar suporte pontual a um processo de crescimento contínuo? Como gerar treinamentos pontuais em disciplinas específicas com carências? Como proporcionar pequenos workshops acoplados a sua realidade e momento? A solução são pequenos spots de algumas horas para qualificação e energização.

Uma modalidade que usa agilidade na agilidade, o uso de coach e mentoring para equipes. Uma abordagem ágil, com treinamentos A la Carte, preparados e realizados conforme a realidade de cada equipe e empresa:

  • Workshops de energização de equipes
  • Agile Games para introdução ou fixação de conhecimentos
  • Treinamento SCRUM 360
  • Reciclagem metodológica
  • Sessões com Product Owners, Scrum Masters, equipes ou usuários
  • Facilitação em dinâmicas de grupos (Open Space, Fishbowls, …)
  • Organização de eventos

No dia-a-dia de um projeto e para o ambiente de trabalho o mais importante é manter um clima de realização, aprendizagem e crescimento e as vezes o que falta é uma ou duas horas de coach ou mentoring, para desembaçar a imagem.

Flyer final_2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s